Como o Leandro diminuiu os tropeços no inglês… e passou a falar

O Leandro Martins é meu aluno há mais ou menos um ano, e de uns tempos para cá a desenvoltura dele para falar inglês deu um salto. É claro que eu me interessei e fui perguntar a ele o que tinha feito – não é nada de novo, mas é algo que muita gente sabe e pouca gente faz. E é sempre legal ouvir da boca do aluno! Aqui vão o depoimento e as dicas dele:

O CD de áudio que acompanha os livros de aprendizado da língua inglesa é um poderoso aliado no aprendizado deste idioma. Percebo que este assunto pode gerar um pouco de controvérsia, pois muitos vão dizer que já utilizaram o áudio e tiveram pouco rendimento.

Posso dizer que já fui um destes indivíduos que emitiram esta opinião. Porém, é importante rever sempre os próprios conceitos. Sendo assim resolvi dar um novo crédito, já que fui estimulado por minha professora a ouvir as faixas das lições por ela passadas.

Passei a ouvir as faixas com freqüência. Uma, dez, vinte vezes a mesma lição… Comecei a perceber que o meu nível de compreensão melhorou e paralelamente o meu conhecimento latente passou a destravar.

Sabe aquilo que você sabe falar, mas na hora do “vamos ver” dá um branco? O áudio ajuda a dar conexão nas palavras e automatiza as construções de frases e expressões.

Depois de fazer isso percebi que meu rendimento melhorou. Era o complemento que as lições escritas não conseguem suprir. O processo de aprendizado ganhou eficácia.

Mas deixo o meu alerta: não adianta ouvir uma ou duas vezes. Tem que ter dedicação e atenção. Não é para colocar o CD, em volume baixinho, enquanto está se arrumando e pensando no que vai fazer durante o dia. É fundamental ouvir com o máximo de atenção possível para reter as mensagens. Claro que um dia você irá conseguir maior absorção, no outro a retenção é menor porque todos nós temos outras preocupações. Mas é a assiduidade que irá ser a ferramenta para evolução do aprendizado.

Salve o CD no seu iPod, celular ou MP3 player. Faça uma cópia e deixe no carro. Assim o material fica sempre à disposição.

Foi almoçar sozinho em um determinado dia? Ponha seus fones de ouvido enquanto se alimenta. Ou se você preferir, durante uma caminhada, antes de dormir, etc. Enfim, coloque as faixas do CD no seu dia a dia. Em algum tempo você perceberá sua evolução. E quando se der conta, aquilo que estava “travado” ganhou fluidez.

Veja também o artigo relacionado: 5 passos para melhorar sua habilidade de falar inglês sem sair de casa

Comments

  1. Comigo também funciona, depois que comecei a pegar áudios e ouvilos com bastante atenção, meu aprendizado deu um salto enorme!!

    Como não faço curso de inglês, e não tenho esses CDs, então eu baixo podcasts na internet e assisto a seriados sem legendas ou com legendas em inglês, e está me ajudando muito!

    No inicio eu fingia que entendia raspberry agora já entendo bastante coisa!! consigo identificar a maioria das palavras, mas sempre aparece uma expressão ou alguma palavrinha que não conheço, quando isso acontece eu anoto e depois procuro na internet.

    Abraços e parabéns pelo blog, ele é de grande valor nos meus estudos!

    Muito Obrigado!

  2. Altair Pitarelo says:

    Tenho que agradecer vcs pela disposição, muito obrigado!
    Me é de grande valia tudo que tenho aprendido aqui. Valeu!Até a próxima.

  3. Cristina says:

    Isso é pura verdade!
    Depois que passei a assinar podcasts gratuitos da Internet e a ouvir o mesmo áudio todo dia (no mínimo, 30 dias), meu Inglês melhorou muito!

    A gente pega áudios curtos dentro do nosso nível de compreensão e ouve duas vezes antes de ler a transcrição pela primeira vez. Depois, a gente ouve todo dia, só recorrendo ao texto ao final do listening. Não precisa ler todo dia, mas tem que ouvir todo dia. Se houver paciência e insistência, o progresso é notável!
    Obrigada a vocês por esse site.

  4. Lutieri says:

    Verdade!

    Estava passando por um processo de selecao para ir estudar nos EUA. Pra fazer a inscricao tive que submeter documentos junto com o teste TELP. Eh um teste de ingles beeem simples e rapido. Fiz ele no susto.. nao estava preparado, naum sabia o que me esperava.. na sessao de listening fui mau… Em 2 ou 3 meses precisaria prester o TOEFL, esse sim eh um teste de ingles mais decente, a partir daquele momento comecei a escutar podcasts todos os dias, sempre q consegui. Quando cheguei a data do TOEFL me senti bem melhor preparado.

    Entao, ingles nas orelhas mocada! hehe

  5. Realmente isso ajuda mesmo!
    Vale a pena utilizar tudo que a internet oferece o web site da BBC tem ótimos podcasts para ajudar na preparação para o inglês falado! É essencial sempre insistir e colocar sempre o audio por perto. Mesmo que você não entenda muito bem no princípio com o tempo tudo começa a fluir mais facilmente.
    Best regards.

  6. Anne Carolline Barbosa de Araújo says:

    Olha, eu também comecei a melhorar, ouvindo músicas, videos, mais queria saber como é que a gente consegue esse CD de audio em inglês?

  7. Hyllaine Asevedo says:

    Olá!!
    Conheci o site a pouco tempo mas estou amando isso!! Gosto muito de inglês, e estou fazendo um estudo sozinha da língua.Gostaria de saber one posso baixar podcasts???Grata!

Speak Your Mind

*

Facebook
Inglesonline on Facebook
Twitter Tweets by @inglesonline
iTunes
RSS

Receba as dicas do Inglês Online em seu email!