Como eu sei se o YOU quer dizer você ou vocês em inglês?

By Ana | Lições de Inglês

Jun 23
Como eu sei se o YOU quer dizer você ou vocês em inglês

Hello, everyone! Hoje temos aqui a resposta a uma dúvida iniciante, e que pode ser útil para mais leitores do Inglês Online:

 

Paulo pergunta:

Olá Ana Luiza,
Antes de tudo gostaria de parabenizá-la pelo excelente trabalho que fez com o Curso de Inglês Básico! É um excelente material e tem me ajudado bastante. Sei que minha dúvida é um tanto boba, mas elas surgem a todo instante. Esta por exemplo apareceu na lesson 19 e é a respeito do uso de YOU:

When you go out with your friends… What do you do?

O YOU nesse caso é você ou vocês? Como o interlocutor vai entender? Por exemplo, eu pergunto a um amigo ‘Quando você sai com seus amigos… O que vocês/você faz/fazem?’ Como tirar essa ambiguidade?

 

Oi Paulo,

Não se preocupe: pelo contexto, pelo jeito que a pessoa está dizendo a frase, pelo que veio antes, o ouvinte geralmente entende. E se não entender, ele ou ela pode fazer uma pergunta para esclarecer: “Você quis dizer só eu, ou eu e meu amigo aqui do lado?”

E não é só isso que mencionei acima. Quem estiver falando provavelmente vai olhar diretamente pra você, se ela estiver falando só de você; ou dará uma olhada geral pra você e quem mais ela estiver incluindo no YOU, se for esse o caso.

Agora, os falantes de inglês arrumaram, sim, alguns jeitos de deixar as coisas mais claras. Há maneiras mais e menos informais de deixar claro a quem você se refere quando usa YOU. Essas maneiras envolvem pequenas expressões.

Um jeito muito comum é dizer you guys, que é o que eu, pessoalmente, uso com mais frequência. Guy quer dizer “cara, homem, rapaz” e é uma palavra informal. Quando você estiver se dirigindo ao grupo todo, pode dizer:
– What do you guys think?
– Do you guys like this color?
– I wanted to ask you guys something.

O interessante é que podemos usar you guys para um grupo só de mulheres também. Lembre-se que essa é bem informal e mais comum nos EUA do que na Inglaterra.

Outra boa maneira é dizer the three of you para um grupo de três pessoas; the four of you para um grupo de quatro pessoas; e assim por diante.
– I’d like the four of you to join us for dinner.
– The three of you can come to the party.

Temos ainda you all, que expressa perfeitamente a ideia de que você está se dirigindo ao grupo. You all significa ‘todos vocês’.
– How are you all?
– Are you all ready?

No caso em que você citou, uma situação real que poderia acontecer seria essa: ao responder a pergunta “What do you do?”, a pessoa fala apenas sobre ela, pois entendeu que YOU aqui está no singular. Quem fez a pergunta ouve a resposta, mas em seguida esclarece “OK, but what do you all do together when you go out?” Agora ficou bem claro e a pessoa pode responder o que o outro quer saber.

 

Ana
Walter 24/06/2013

Esse é um detalhe interessante. Parabéns pela pergunta e pela resposta. É o inglesonline sempre dando as respostas certas. Parabéns

André Luis 24/06/2013

Legal!! Nunca tinha prestado atenção nesse detalhe rsrsrs
Obrigado pela dica =)

Maria Cristina Adkins 24/06/2013

Ana é sempre bom recordarmos o que aprendemos um dia e colocar em prática para não esquecermos.
Muito obrigada pelas suas dicas maravilhosas e que tanto ajudam a cada um de nós como não poderia deixar de ser.

Elaine 24/06/2013

Obrigada pela resposta. Já não sou aluna do básico, mas nunca saberemos tudo. Portanto, qualquer coisa que explicar irei ler!

jonata fontela 23/06/2013

Mt legal essa dica!!é,eu tinha imaginado que seria pelo contexto mesmo isso me deixou meio aliviado pensei q seria algo complicado e tal kkkkkkkkkkk ja tinha percebido o uso de YOU GUYS(acho mt legal)YOU ALL…bom mas cm essa dica ficou tudo mt mais claro!well done Ana!thanks a lot and good night!!!

jonata fontela 23/06/2013

Mt legal essa dica!é,eu tinha imaginado que seria pelo contexto mesmo isso me deixou meio aliviado pensei q seria algo complicado e talkkkkkkkkk ja tinha percebido o uso de YOU GUYS(acho mt legal)YOU ALL…bom mas cm essa dica ficou tudo mt mais claro!well done Ana!!!good night!

Arnóbio Mata 23/06/2013

Perfeito

Comments are closed