Não dá pra falar inglês sem sair do Brasil. Será mesmo?

By Ana Luiza | Aprenda a Aprender

Jun 18
Print Friendly, PDF & Email

Olá! Na dica “Como Aprender Inglês” de hoje, eu falo sobre uma pergunta que ronda os pensamentos de quase todo aprendiz: dá para aprender inglês sem sair do Brasil? Mesmo?

Não perca o vídeo, assine o canal no YouTube e por favor envie para aquele seu amigo ou amiga que está precisando de um “up” no inglês!

(Você pode também clicar aqui para assistir o vídeo no site)

Transcrição do vídeo

Oi, pessoal. Aqui é a Ana Luíza do inglesonline.com.br. E eu vou começar esse vídeo falando uma coisa muito importante. Então, preste atenção. É possível sim, para uma pessoa como você, alcançar um bom nível de fluência no inglês sem sair do Brasil. Tem gente que há 2 anos não falava quase nada de inglês e hoje consegue se comunicar, compreender, ser compreendido e eles conseguiram isso da casa deles mesmo.

E como que eu sei disso? Porque eles me escrevem toda a semana me contando. Então, se você quiser saber mais sobre isso, assina esse canal, assiste os outros vídeos e leia as dicas Como Falar Inglês, o link aqui embaixo do vídeo. Bom, agora que eu lembrei você e todo mundo que dá sim para sair de um lugar onde você não fala inglês e chegar em um lugar aqui onde você consegue se comunicar sim, com um nível bom de fluência, então, agora eu vou falar sobre um dado bem interessante que eu descobri quando eu estava pesquisando outro dia.

Um psicólogo/pesquisador americano chamado Todd Wisley estimou que uma criança americana de 4 anos em média já ouviu cerca de 30 milhões de palavras dirigidas a ela, isso sem contar conversas de fundo. Então eu vou dizer de novo. Uma criança americana de 4 anos de idade, em média, já ouviu cerca de 30 milhões de palavras dirigidas a ela.

Sabe o que me chamou a atenção nisso? A palavra ouviu. Ouvir, e ouvir é input que você já compreende, é a essência das orientações que eu passo para os meus alunos e para quem segue o Inglês Online. E, assim, eu não me canso de repetir isso, porque eu sei que essa é uma orientação bastante diferente das orientações que a gente ouve desde que nasce no Brasil, com relação a esse mundo de aprender inglês, essa orientação minha, com a ênfase que eu dou para isso, é uma coisa bastante diferente.

Então, eu não me canso de repetir mesmo, porque é para entrar mesmo, para furar essa barreira que a gente tem. Bom, voltando aí para esse dado, das 30 milhões de palavras que uma criança americana de 4 anos já ouviu, então eu fiz uma continha rápida. Considerando que cada podcast que eu faço, cada episódio, tem entre 800 e 900 palavras em média, se você ouvir 10 episódios do Podcast Inglês Online por dia ou 10 vezes o mesmo episódio, tanto faz.

Se você ouvir 10 episódios por dia, em pouco menos de 10 anos, você chega a 30 milhões de palavras. Mas, por que eu estou falando isso? É para tirar a esperança de vocês? Uma criança de 4 anos já ouviu 30 milhões de palavras, eu vou demorar 10 anos para ouvir o que uma criança de 4 anos já ouviu?

Não. Não é para tirar a esperança de você coisa nenhuma. Eu abri esse vídeo falando que tem muita gente que nunca saiu do Brasil e já fez progresso e consegue se comunicar. Consegue compreender e ser compreendido. É só saber o que fazer e fazer. A razão pela qual eu estou te contando isso é porque é bom a gente ter uma boa noção da realidade.

É difícil para a gente ter o mesmo tanto de horas/listening que um americano tem. A gente fala horas/voo, aí eu estou falando horas/listening. É, é muito difícil. E tem gente que vai me ouvir falando isso e vai pensar assim: “Ah, está vendo? É difícil demais. Eu não vou nem tentar”. E aí vai passar a vida se lamentando de que é impossível, que a pessoa não consegue falar inglês, nunca vai conseguir falar inglês bem.

Mas a razão pela qual essas pessoas nunca vão conseguir falar inglês bem, não é porque é muito difícil e nem impossível. A razão pela qual essas pessoas não vão conseguir falar inglês bem é porque elas não fazem o que precisa ser feito para falar inglês bem. Mesmo com todos esses dados que eu dei aí, da criança de 4 anos, 30 milhões de palavras, nesse momento tem no Brasil gente que nunca pisou em um país cuja língua nativa seja inglês e que está conseguindo se comunicar bem em inglês, está compreendendo bem e está sendo compreendido.

E essas pessoas não têm um dom que você não tem. Elas só fizeram o que precisava ser feito. Quem faz o que precisa ser feito, faz progresso na fluência, começa a compreender melhor o inglês e ser compreendido e, provavelmente, fala com sotaque e provavelmente não tem a mesma naturalidade que um americano tem 100% do tempo.

Que tal? Está bom para você? Se você precisar de um modelo positivo, de exemplos para você se espelhar, clica no link Como Falar Inglês aqui embaixo do vídeo. Tem vários depoimentos lá de gente que leu as dicas, colocou em prática e aí escreveu para mim, para contar o que aconteceu na vida deles. É isso o que eu queria falar para vocês hoje. Eu sou a Ana Luíza do inglesonline.com.br, assina o canal aqui no YouTube para você não perder nenhum vídeo, manda esse vídeo para quem você achar que o vídeo vai ajudar e te vejo na próxima. Tchau.

Agora, corra no canal Inglês Online no YouTube e assista meus outros vídeos.

Clique aqui para acessar a série de dicas Como Falar Inglês

Até a próxima!

Follow

About the Author

Ana Luiza criou um blog de dicas de inglês em 2006, e depois de muito pesquisar o que faz alguém ganhar fluência numa segunda língua, criou seu primeiro curso de inglês em 2009.

  • Jonata Fontela says:

    Hi Ana! I’ve studied english for about two years now and although I’ve never been abroad I’m really happy with my English, I’ve been following your tips since the beggining and they really work ! Can’t thank you enough !

  • debora says:

    conversa com tradução em português para o ingles

  • Elisangela says:

    Oi Ana. Vc não tem ideia de quanto as suas dicas tem me ajudado. De 2010 (quando finalmente te descobri, ) p cá minha capacidade de compreender o inglês falado em situações diversas aumentou uns 1000%. Tenho um baby de 1 ano e 4 meses e desde os 6 meses so ouve /vê vídeo e música em inglês. Ele adora. . Thank you so much.

    • Ana Luiza says:

      Elisangela, que show :))) Parabéns por todo seu progresso! Que delícia!
      Quando quiser, me escreva contando mais sobre seus sucessos. Vou adorar saber.

  • >