Como Aprender Inglês Com Música?

By Ana Luiza | Aprenda a Aprender

Jun 25
Print Friendly, PDF & Email

A dica de hoje é do professor Jota Filho.

Será que é possível aprender inglês com música?

Inglês com músicaSe sim, como?

Bom… Esta dica tem como objetivo falar sobre esse tema e te mostrar que é possível, sim. Aqui também serão abordadas algumas técnicas que farão com que o seu aprendizado através da música seja bem mais efetivo e proveitoso.

O artigo será divido em três etapas, que vão te apresentar o melhor caminho a seguir para aprender esta maravilhosa língua.

Aqui vão elas:

Etapa 1: Aprender inglês com música funciona?

Aqui nesta etapa, você vai entender porque estudar desta maneira em inglês é efetivo e como isso funciona para te fazer aprender o idioma.

Etapa 2: Três bons motivos para usar uma canção como ferramenta

Conheça 3 bons motivos para – não importa o curso que você faça, online ou presencial – estudar também através de canções em inglês. Isso pode ser considerado uma atividade extra que vai te trazer resultados bastante satisfatórios.

É importante lembrar que quanto mais você ouvir inglês, melhor será o seu aprendizado da língua. Certamente você vai falar melhor, vai saber ouvir mais e não vai ficar tão perdido ao tentar se comunicar.

Etapa 3: Desafio dos 7 dias e plano de ação.

Nesta parte eu vou te apresentar um DESAFIO. Isso mesmo! E se você aceitar o desafio, seu inglês vai melhorar muito em apenas UMA SEMANA.

Imagine se você o realizar todas as semanas… Imagine se você tornar esta atividade um hábito! Dentro de um mês seu inglês estará absurdamente melhor.

Vou te mostrar um cronograma de estudo que necessita apenas de 30 minutos do seu dia para que você o coloque em prática. São exercícios diários simples e fáceis de serem realizados, e que tem impacto direto no seu inglês.

Eu acredito que com essa rotina de estudo semanal, mais o curso online da Ana Luiza, você irá achar a combinação perfeita para aprender inglês RÁPIDO e sem ENROLAÇÃO.

Agora que você entendeu o artigo, continue a fazer a leitura (com atenção!)

 

Aprender inglês com música funciona?

Esta é uma resposta simples: músicas funcionam, pois estudando através delas você aprimora as principais habilidades necessárias para falar inglês. Se você ouvir muitas canção em inglês, vai melhorar o seu listening. Ao ouvir inglês em grande quantidade, consequentemente você começa a compreendê-lo de maneira mais natural (tão natural quanto sua compreensão do português.)

Quanto maior a quantidade de inglês ouvida, mais rapidamente ele é assimilado por você. Seu cérebro vai se acostumando com o que você ouve nas canções, e assim você começa a entender o inglês falado com maior facilidade.

O maior problema apresentado por quem estuda inglês é a dificuldade de ouvir e entender o inglês falado. Isto acontece porque muitas pessoas aprendem a escrever e a ler antes de aprender a ouvir e a falar, o que pode prejudicar o aprendizado e causar uma falsa impressão de conhecimento da língua.

A maioria dessas pessoas já passou por situações bem constrangedoras ao tentar falar inglês com outra pessoa: elas certamente não conseguiram estabelecer um diálogo, pois não sabem falar inglês. Elas apenas sabem escrever e ler em inglês.

Para não sofrer frustrações ou passar por momentos constrangedores como este, é necessário que de fato você treine a principal habilidade que te possibilita se comunicar em inglês. Ela é o seu listening (capacidade de ouvir e entender), que consequentemente melhora sua conversação.

3 bons motivos para estudar com músicas em inglês

Motivo 1: Você vai treinar e praticar o seu listening. Se leu o artigo até aqui, sabe que o listening é a habilidade mais importante se você deseja aprender a falar inglês. Sendo assim, ouvindo muita música o seu ouvido irá se adaptar ao inglês e o inglês mesmo irá fazer com que você o entenda, de maneira natural.

Motivo 2: Você vai aprender expressões novas com frequência ao ouvir uma nova canção (e olhar a tradução). É recomendado que você compreenda a letra em inglês, já que só assim conseguirá aumentar o seu vocabulário de expressões e palavras que, um dia, irá usar ao falar.

Motivo 3: Você sentirá prazer em estudar inglês. Estudar ouvindo músicas pode parecer um sonho, mas não é (ainda mais para os amantes das canções). Seus resultados serão muito melhores se você sentir prazer em estudar. Quando sentimos prazer no que fazemos, tudo flui de maneira mais fácil, rápida e divertida.

Desafio dos 7 dias e plano de ação

Escolha uma canção que você gosta muito. Ela precisa ser em inglês, claro!

Em resumo: ouça a canção escolhida o maior número de vezes que você puder durante o dia, durante todos os 7 dias, e separe 30 minutos por dia para estudar a música de fato. Use esses 30 minutos diários de acordo com o cronograma abaixo:

aprendendo inglês com musicaDia 1: Ouça a canção muitas vezes e passe 30 minutos prestando atenção na letra – apenas ouça com foco total no inglês.

Dia 2: Ouça a música acompanhando e tentando cantar a letra, fazendo a leitura da letra enquanto ouve.
Então, ouça e cante 4 vezes e logo após olhe a tradução, observando a relação entre as palavras em inglês e as palavras em português.

Dia 3: Faça o mesmo que o dia 2, porém nesse dia escolha algumas palavras que você já aprendeu e forme 2 frases com elas. Grave você mesmo falando as frases e depois isso ouça a gravação. Faça uma auto-avaliação e veja se a frase faz sentido para você.

Dia 4: Faça o mesmo que no dia 3: forme mais 2 frases, agora com palavras diferentes da canção. Grave você falando as frases da e ouça-as com o mesmo intuito, sempre com a intenção de saber se você está pronunciando da mesma maneira que ouve na canção. 

Dia 5: No dia 5 você vai fazer a cópia da canção e a tradução, dessa maneira:
(Frase em inglês) Imagine all the people
(Tradução) Imagine todas as pessoas 
Escreva toda a canção dessa maneira e faça as relações entre português e inglês. Então, grave mais 4 frases novas, de preferência com palavras novas. De novo, ouça as frases e avalie sua pronúncia.

Dia 6: Ao começar seu período de 30 minutos, pause a canção, leia a letra em silêncio, e leia em voz alta “copiando” a pronuncia que você tanto ouviu durante os dias passados. Lembra-se as 8 frases já construídas até aqui? Pois bem, grave-as novamente, uma a uma. Avalie se houve melhora na sua pronúncia (é provável que sim). 

Dia 7: Ouça a canção e cante sem acompanhar a letra. Em seguida, grave as mesmas 8 frases, repita cada uma duas vezes e tente criar um contexto entre elas.

 

Que resultados esperar do desafio “Inglês com Música”?

Se você seguir o desafio de maneira correta, seu inglês vai decolar. Imagine se você faz isso com uma canção por semana…?

Lembre-se que cada atividade citada deve ser feita diariamente por ao menos 30 minutos, e ouvir a canção é uma atividade “extra”. Ouça a música o maior número de vezes que puder – e você verá os resultados no seu inglês rapidamente.

Ao final da semana você terá aprendido palavras, frases e expressões que você vai utilizar de maneira natural… E o melhor, você não estudou NADA de gramática. É simplesmente fantástico estudar através deste método.

Então aceite este DESAFIO, torne ele uma rotina semanal e você vai ver que em um mês você vai aprender um inglês que seria aprendido após alguns anos de estudo de gramática… e olhe lá.

Para finalizar NÃO esqueça de deixar o seu comentário sobre este artigo. Sua opinião é muito importante para nós :D

Jota Filho ajuda centenas de pessoas em todo o Brasil a aprender inglês através de filmes, séries e música.

Follow

About the Author

Ana Luiza criou um blog de dicas de inglês em 2006, e depois de muito pesquisar o que faz alguém ganhar fluência numa segunda língua, criou seu primeiro curso de inglês em 2009.

  • Leonora Rufino says:

    Muito bom

  • Aldeni says:

    No coments

  • Carlos Corrêa says:

    Gostei do que li, vou aceitar o desafio. Começo hoje, Ana. Grande abraço.

  • Taís says:

    Comecei hoje, te acompanho já faz um tempo, suas dicas são muito úteis.

  • Douglas says:

    Suas dicas são fantásticas! Parabéns e obrigado por compartilhar seu conhecimento.

    • Jota Filho says:

      Conhecimento serve para isso certo? Se deseja também compartilhar um pouco do que aprendeu e aonde aprendeu compartilhe este site com os seus amigos, dai você vai está compartilhando conhecimento também e eu provavelmente irei te agradecer por isso!! Sucesso nos estudos Douglas!!

  • Te acompanho faz tempo

  • >