Teaching English: um mini-curso sobre como ensinar inglês

Vários aspectos do ensino do inglês são discutidos neste mini-curso por email desenvolvido por Keneth Beare: como ensinar gramática, escrita, como avaliar o progresso dos alunos e desenvolver planos de aula, além de muitas dicas extras. como ensinar inglês É só se inscrever e começar a receber os emails, que direcionam os professores às lições e exercícios – veja a programação:

1. Introduction to ESL / EFL: Basic Theory, Employment and Getting Qualified
2. A Variety of Teaching Techniques
3. Teaching Skills: Grammar
4. Teaching Skills: Writing
5. Teaching Skills: Listening
6. Teaching Beginners
7. Assessing Student Needs / Creating Your Own Courses
8. Helpful Teaching Tools, Hints and Activities

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO MINI-CURSO PARA PROFESSORES DE INGLÊS

Comments

  1. Aline says:

    Me formei há dois anos no curso de Letras e fiz Inglês no CCAA… fui chamada para dar aulas de Inglês na escola em que trabalho, para crianças de 3 à 4 anos. Por onde começo? Que tipo de material uso? O que ensinar durante o ano todo? Por favor, gostaria de sua ajuda, pois não tenho idéia do que fazer. Desde já muito obrigada!

    • Thaís says:

      Olá, estou na mesma situação! Trabalho com maternal, jardim e pré, porem o maternal (3 anos) tem sido muito difícil, pois segundo os conteúdos dessa faixa etaria o certo é brincar, manunsear coisas, etc, mas no meu caso, preciso realmente ensinar algo a eles, por exemplo, cores, familia e etc, mas nessa idade eles não querem saber dessas coisas, querem brincar somente! Ficarei muito grata com sugestões de ATIVIDADES para essa idade! Preciso de ajuda!

    • respondendo algumas perguntas ? lembras dos cadernos de caligrafias, pois e use desenhos onde eles possam pintar e passar o lapis encima do nomes um exemplo peca a eles para pintarem um carro, depois escreva a palavra em tracinhos mande-os passar o lapis e ensine a falar e muito bom este metodo e dar resultados. formule uns teatrinhos em ingles e ensine-os , aproveite use a brincadeiras deles no inlges e veras o resultado…. ih para os iniciantes de ingles vai uma dica livros de criancas sao melhores para se aprender a falar , claro ja ia me esquecendo dos desenhos… Eduardo moro em boston usa

    • lembra de quando estavamos aprendendo falar e escrever o caderno de caligrafia, pois bem coloque desenhos e ao lado o nome em ingles e depois pronuncie, peca a eles para colorir o abc e sempre do lado escrito e os nomes, teatrinhos, use a imaginacao da crianca. voce pode educa-la usando as brincadeiras delas. desenhos de criancas em ingles, shows infantis ira te ajudar bastante.. eduardo

  2. Ana Luiza says:

    Aline:

    Para começar, recomendo que você tire uma ou duas horas para olhar os textos dos tópicos “professores de inglês” e “inglês para crianças”
    Cada texto fala de um website diferente que tem materiais, artigos e dicas para professores. Em “inglês para crianças” tem até o site de uma brasileira cuja especialidade é ensinar crianças.

    Boa sorte,
    Ana Luiza

  3. Sônia Nóbrega says:

    Estou terminando o curso de ingles e cada dia que passa me apaixono mais ainda pela língua.Lamento eu não ter condições de invertir na compra de livros, cds, dicionários, paradidáticos em ingles etc.Ah! acho um absurdo o governa não distribuir livros para alunos e provavelmente somente em 2o11.Uma língua tão importante vc não acha? Meu maior sonho é saber muito de ingles.

    • Oi Sonia…
      Podemos praticar juntas … Quem sabe por skype ou conversas…
      Morei na Europa, mas se nao tiver com quem conversar o ingles enfraquece e ai ja viu…
      se tiver interesse , estamos ai…
      facebook – Viviann Di Castro

      • Ana Luiza says:

        Oi Vivian – dá uma olhadinha na série “Como ter progresso na fluência” na barra lateral. Sou o mesmo caso que vc (morei nos EUA) e o que me fez manter o inglês foi listening rotineiro, mto mais que conversar (eu quase não converso em inglês aqui). Quando chego nos EUA eu levo uns diazinhos pra destravar, mas quando destravo é uma beleza… Foi listening diário q me fez re-ganhar o inglês, depois de 5 anos de volta no BR e de sentir marcadamente a perda de vocab.

        • Osvaldo Laurindo says:

          Ola Ana, acompanho muito suas dicas de Ingles e seus podcasts me ajudam para valer, meu vocabulario e pronuncia melhoraram muito desde que comecei a receber suas dicas! Muito Obrigado!
          Osvaldo (Moçambique).

      • Luciane says:

        olá colegas, tambem sou apaixonada pela Lingua inglesa, mas o grande problema é; estudar ingles e nao ter com quem praticar. meu “listening” é muito ruim . Sou graduada em Letras e faço curso a 2 anos 1/2,mas já mudei de cursinho 3 vezes e isto prejudica o aprendizado,pq cada escola de linguas tem um metodologia diferente. Adoria ter com quem conversar e “to improve my english”.

        • Ana Luiza says:

          Oi Luciane – seu listening é ruim porque vc deve estar tentando entender coisa que está acima do seu nível atual de compreensão (rs… o que eu falei soa óbvio, mas é isso) Leia as dicas “Como falar inglês” ali na barra lateral, e bote em prática – essa é minha recomendação.

      • Thalita says:

        Ola, estou no final do curso de Letras e gostaria de praticar também, pois pretendo ir para os EUA e também aprender mais, me add também para praticarmos: Facebook: Thalita de Paiva Santos – e-mail: thapcat@yahoo.com.br.

  4. Michael says:

    Olá, Ensino crianças a partir dos 2 anos até os 9. O site me ajudou muito com conteúdo para Jardim, entretanto, gostaria de ter uma recomendação sobre como trabalhar com o maternal II (3 anos). Sempre trabalho com alguma figura para colorir, porém quero ir além, quero trabalhar mais com o lúdico, com estórias e afins, para não cair na rotina. Tenho mais dificuldades pois sou homem, e este trabalho exige um cuidado que normalmente é mais visto em mulheres.
    Desde já, obrigado, só de visitar o site já estou com o semestre repleto de atividades interessantes!

  5. Ola!
    sou uma mãe preocupada com meu filho, ele tem 3 anos, na escola em que ele estuda teve inicio as aulas de inglês, eu pouco sei,sou formada em letras e fiz alguns cursos de ingles, mas isso já faz muito tempo e eu quero e preciso ajudo-lo nesse começo, gostaria de dicas.

    Desde já agradeço.

    Sudi

  6. Sudi:
    Clique em Recursos para Professores, e depois em Inglês para Crianças. Vc verá várias sugestões de sites voltados ao ensino de inglês infantil.

    Por que vc não tenta estimular o interesse de seu filho pela língua através destes sites? Muitos deles tem jogos, brincadeiras, etc. Muito legal.
    Abraço

  7. Patrícia Moreira says:

    Olá Ana Luiza, não tenho curso de inglês, só estudei mesmo na escola no ensino fundamental e no ensino médio; porém comecei a esninar meu filho algumas coisas pra ver se ele começa a pegar gosto; e pegou rsrsrsrs, mais como não tenho condiçoes de pagar um curso pra ele; ele tem 6 anos, gostaria de continuar a ensinar o mesmo em casa.
    Como posso estar fazendo isso?? Será que vc poderia me dar uma luz?? Abraços iluminados.

  8. Beatriz says:

    Olá Ana Luiza, gostaria de sua ajuda. Sou formada em TTC e surgiu uma oportunidade de dar aulas de ingles particularre, mas para adultos eu não sei por onde começar nem onde achar o material necessário. Será que poderia me ajudar em algo?
    Desde já agradeço..

  9. Beatriz, um bom lugar para você começar é clicando em “Recursos para Professores” na barra lateral. Lá você encontra estas seções:
      * Lesson Plans / Worksheets
        Sites que oferecem planos de aula e worksheets prontos para as suas aulas de inglês – a maioria já vem em formato PDF.
      *Dicas de ensino
        Sites com dicas sobre metodologia de ensino e prática de inglês na sala de aula.
      * Inglês para Crianças
        Sites com dicas de atividades, jogos, worksheets e planos de aula para quem ensina inglês a crianças.
      * Outras idéias
        Todo o resto: sites com mais idéias para professores de inglês, como tópicos de conversação, discussões entre professores, materiais e mais.

    Em cada uma destas seções há várias dicas de sites especialmente feitos para ajudar professores a ensinar, planejar aula, materiais para baixar, etc.

  10. Jucildo leal Barros says:

    estou no quarto período de letras e pretendo atuar como professor de inglês, porém trabalho no comércio. Seria bom desde já garimpar uma oportunidade para me familiarizar co afunção de professor? gostaria de receber dicas… obrigado.

  11. Jucildo – por favor leia o comentário que fiz acima para a Beatriz. Há várias sugestões de recursos aqui no site mesmo.

  12. Roberta Netto says:

    Gostaria de sugestão de livros paradidáticos para trabalhar com criançasde educação infantil e ensino fundamenatl.
    Obrigada

  13. Washington César says:

    Ana Luzia, estou cursando primero semestre de letras, sou apaixonado pela lingua inglesa,porem não entendo quase nada de literatura e portugues tenho um poco de dificuldade tbm, queria saber se terei q aprender a todo custo as 3 materia, ou tem algo que eu possa fazer sem ser faculdade para dar aula de ingles..por que é só o que eu quero, dar aula de ingles, nao quero portugues nem literatura .poderia me ajudar?

  14. Oi Washington,
    Entre em contato comigo pelo link [Contato] lá em cima, e daí te falo mais OK?
    Ana

  15. denise santos says:

    Olá , estudo inglës no CCAA ja alguns anos, fiquei para 5 anos e rtornei o ano passado, como não treinei neste tempo parada , preferi refazer alguns modulos…e uma amiga me indicou pra dar aula particular( reforço escolar),e fiquei contente em saber que me acharam boa TEACHER, que tenho dom, eu que disse que nuca seria professora rsrsrs… mas fiquei feliz em receber meu primeiro pagamento… mas preciso de didática pra continuar neste caminho… E fiquei contente em saber deste site…

  16. Oi Denise!
    Que bom q vc achou o Inglesonline… dê uma olhada em tudo por aí, que tem muitas dicas e recursos que vão te ajudar.

  17. marina says:

    oi eu tenho 10 anos mas eu quero loucamente saber entender enfim quero saber muito inglês quero estudar muito e quero cantar em inglês e quero uma dica para saber em inglês ia me diz como devo começar

  18. Marina: comece lendo Como ter progresso na fluência? (link na barra lateral)
    Aqui tem um Curso para Iniciantes. Me escreva se quiser saber mais!

  19. KATIA LUGATTO says:

    Ola boa noite…Morei nos EUA por 7 anos e fui chamada para dar aula de ingles(particular) para um rapaz de 18 anos…como começo? Não tenho noção nenhuma de dar aulas….HELP….

  20. everton otone de santana says:

    olá ana luiza, estudei na fisk por terminei mesus estudos em ingles na fisk e iniciei um um curso particular de ingles básico para crianças e adultos. Hà alguma outra possibilidade de me habilitar como professor de ingles sem ter que fazer uma licenciatura em letras? Se há qual seria a forma mais rápida e confiável?
    levando em consideraçao que no momento faço faculdade(psicologia) e tenho pouco tempo disponivel.
    agradeço pela atençao.

  21. Oi Everton,

    Sim, vc não é obrigado a fazer curso de letras para ser prof de inglês.

    Eu recomendo vc aproveitar a Internet. Hj em dia vc fica sabendo o que um prof escocês faz pra dar aula na Indonésia! Use o Google pra pesquisar, ouvir as experiências dos profs, o que funciona e o que não funciona – acredite, isso va ser MUITO mais valioso do que o q é ensinado na faculdade (e eu não estou querendo dizer que é ruim fazer faculdade)

    Em 1o lugar, eu me preocuparia com o meu próprio inglês, pois é isso q vc vai passar pros alunos. Eu te sugiro ler a série “Como Falar Inglês” aqui na barra lateral, e botar em prática (se vc não tiver feito isso ainda). Ela vai te botar numa direção muito boa.

    Se tiver mais perguntas, pode colocar!

  22. everton otone de santana says:

    olá Ana Luiza, estudei na escola fisk e agora estou com um projeto particular e estou dando aulas a crianças e adultos.Há alguma possibiliade de habilitar-me como professor de fato sem fazer alguma licenciatura? O que me aconselha?
    grato pelo atençao

  23. everton otone de santana says:

    olá Ana Luiza muito obrigado pela resposta.Só tenho mais uma dúvida. Nesse caso posso emitir e assinar certificados pros meus alunos?
    É que na verdade aluguei duas salas de uma escola privada e estou oferecendo o curso básico, e a propietaria do espaço por ter cnpj disse que eu poderia assinar os certificados.Devo me preocupar com isto?

  24. Everton – não há “habilitação” oficial de professor de inglês até onde eu saiba, por isso, sim, é possível ser prof sem licenciatura, etc.
    Visite o site http://www.sk.com.br/sk.html pois eles tem mto mais informação que eu sobre esse assunto.

  25. marcela says:

    oi ja fui aluna da aline logico se ela é de teofilo otoni…e hoje to querendo dar aula ingles por onde começo ? que materiais uso?por favo me responda,e posso dar aula em casa ?e quanto posso cobrar ….ate mais e mande resposta por meu email

  26. Rennan says:

    Bom morei 13 anos nos EUA e tenho pessoas q querem aprender ingles comigo mais nao sei como dar aulo e preciso de uma nocao se alguem poder por favor me ajuda rsrs obrigado

  27. everton otone de santana says:

    olá Ana, antes de mais nada gostaria de te parabenizar pelo site, realmente está muito bacana. Bom ,iniciei a pouco tempo um curso particular de ingles e tem surgido uma demanda interessante para crianças com idades entre 5 e 9 anos.Voce possui alguma dica sobre que material didatico poderia utilizar, além dos outros recursos audio/visuais disponiveis?
    Desde já agradeço pela resposta.

  28. larissa batista says:

    Olá, fiz o curso completo de ingles no CCAA e gostaria de dar aulas de Inglês em alguma escola de idiomas, gostaria de saber se há algum curso que devo fazer para isso e qual o melhor caminho devo seguir para atingir este obj?

  29. Camila says:

    Estou no nivel avançado do Fisk, falta apenas 2 livros e o Profissinal, gostaria muito de dar aulas particulares, em casa mesmo, para crianças e taal.
    Gostaria de saber se realmente posso começar com essa escola ‘clandestina’ que seria para 10 crianças 2 h por semana num valor baixo, pois estudo ingles, e estou no ensino medio e estou precisando de dinheiro.
    Gostaria de saber se posso , e como devo começar com as crianças de 7 a 11/12 anos (=

  30. Herica says:

    Olá, estudo inglês a 4 anos e ainda estou fazendo o curso. Me chamaram para dar aulas para pré-vestibular em um colégio daqui, eu aceitei o emprego mas estou bem nervosa, nunca dei aula antes em toda a vida, não sei direito como atuar como professora e nem como separar a matéria, muito menos explica-la. Gostaria de algumas dicas. Obrigada!

  31. Lauren says:

    Olá, estudo inglês fazem aproximadamente 3 a 4 anos, em agosto iniciarei com duas turmas pequenas de alunos iniciantes no inglês, que nunca viram nada! Serão pessoas de 15 para cima. Não sei por onde começo… Precio de ajuda Ana Luiza…

    Abraços…

  32. PRISCILA PEREIRA says:

    OLÁ, SOU FOMADA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS. GOSTARIA DE SABER O QUE PRECISO FAZER PARA EXPEDIR CERTIFICADO PARA ALUNOS CASO LECIONE CURSOS LIVRES DE INGLÊS.

  33. José Luiz de Souza Pacheco says:

    Olá, boa tarde.
    me formei em Inglês a um ano e pouco , mas, agora recebi um convite de ensinar Inglês na minha igreja, porém eu não sei dar aulas. preciso de dicas. vou trabalhar com todas as idades, de crianças até aos anciãos.
    aguardo respostas.

    • Ana Luiza says:

      Busque as dicas aqui no site, José Luiz. Esse post, por exemplo, é exatamente sobre isso; é só vc clicar no link.

  34. tatiana says:

    tenho 13 anos e tou no 7 ano adoro a lingua inglesa mais nunca consigo perceber as coisas nao e da materia o problema e entender e dizer o que esta la escrito o que devo fazer???

  35. Christiane says:

    Olá Ana Luiza!!

    Estou fazendo curso de inglês adulto Skyhigh 2A, seria o segundo ano. Gostaria de saber se posso lecionar quando terminar o curso mesmo sem ser graduada em letras…abraços.

  36. eu começaria por numerais

  37. larissa says:

    por favor vc poderia traduzir esse texto=

    A música está em todo lugar
    Existem diferentes estilos musicais
    Em lugares diferentes
    Em diferentes países existe música
    A música está na Índia, Brasil, Estados Unidos, Europa, China.
    A música faz parte de nossas vidas
    Quando você está triste, você ouvi música
    Quando você está feliz, você ouvi musica
    Música é melhor amigo de uma pessoa
    Tem música de todos os estilos
    Ninguém resistir à música
    Rap, rock, pop, gospel, samba.
    Todos nós amamos música não importa qual seja o estilo o que importa é que a música faça parte de nossas vidas
    eu amo música
    nós amamos músicas

  38. Nathalia Sthefani da Silva says:

    Olá, boa noite.
    Irei começar a dar aula de inglês para o meu namorado e amigos.
    Qual o melhor começo ? Gramática, escrita, pronúncia… ?
    Agradeço desde já a ajuda.
    beijos e obrigada :)

Speak Your Mind

*

Facebook
Inglesonline on Facebook
Twitter Tweets by @inglesonline
iTunes
RSS

Receba as dicas do Inglês Online em seu email!