Como Falar Inglês, Lição 4: A importância de facilitar as coisas


Sabe quando a gente começa alguma atividade no maior entusiasmo, cheio de vontade? E daí vem o dia-a-dia e aquele monte de coisa para fazer. Não é de propósito, mas num dia a gente esquece, no outro não dá tempo, no dia seguinte bate preguiça, e no outro aquele pensamento passa pela nossa mente como um flash: Isso não tá funcionando.

Ugh. É aí que a atividade começa a deixar de ser interessante, legal, boa, e sem perceber a gente começa a evitar. Quando alguém pergunta, a gente fala Ah, não tem dado pra fazer muito, mas eu vou fazer! Sério! (quem aí já começou e abandonou academia mais de 3 vezes levanta a mão!)

É por isso que a melhor maneira de implementar uma rotina eficaz de listening é minimizando o esforço envolvido. Ouvir um programa que você compreende bem e acha legal já é meio caminho andado.

E se você conseguir dissociar “fazer listening” da ideia de “estudar inglês”, melhor pra você. “Estudar inglês” para muita gente significa obrigação e dificuldade, e o que eu estou tentando descrever nessas dicas não tem muito a ver com isso.

Como facilitar as coisas?

 

1. Escolha um programa de áudio como base e coloque seu foco nele

Algo que acontece muito quando as pessoas atingem um certo nível de compreensão é querer experimentar de tudo um pouco. Nada contra, mas se você não se decidir isso vai dificultar a formação de uma rotina eficaz.

  • Primeiro, porque você vai acabar ouvindo um monte de coisa que não entende direito, e vai achar que é listening que não funciona.
  • Segundo, porque pode acontecer de você cada dia querer achar uma coisa diferente… No problem, mas isso toma tempo e ninguém tem muito tempo sobrando! Escolha um programa legal pra você, comece a ouvir, e no resto do tempo procure outras coisas se quiser.
  • Terceiro, há uma vantagem muito grande em se tornar ouvinte regular de um programa. Os hosts (apresentadores) são pessoas como a gente e tem a sua maneira própria de se expressar. Eles acabam repetindo várias estruturas e expressões favoritas deles ao longo dos episódios, o que só ajuda a sua compreensão e aquisição do inglês. Além disso, e super importante – com o tempo você se acostuma à pessoa e até se afeiçoa a ela, o que contribui não só para manter o interesse mas para criar uma sensação de familiaridade. Inglês deixa de ser aquela coisa estranha e passa a ser algo que você ouve de alguém conhecido.
  • E finalmente, é mais fácil se organizar quando você tem um programa como base. Minimize o trabalho selecionando e baixando vários episódios de uma vez e imprimindo várias transcrições ao mesmo tempo.

Na próxima lição, você recebe uma lista de programas que conheço e que recomendo.

 

2. Quanto mais “pronto” o programa estiver para você compreendê-lo, melhor

Quando você consegue entender bem um áudio usando a transcrição, mas sem ela sua compreensão cai para 40, 50%, você fica na dependência da transcrição. Isso limita DEMAIS as suas oportunidades para um listening eficaz. Por quê? Porque se você quiser entender bem vai ter que estar sentado, com o papel na mão ou o olho no computador e não pode estar fazendo mais nada. Não compensa. Por outro lado, ficar ouvindo áudio difícil cansa logo.

Escolha um programa onde a transcrição ou o dicionário não sejam suas principais fontes de compreensão, mas sim o
próprio áudio. Você vai progredir e chegar no inglês mais difícil na hora certa. Deixe pra ler a transcrição quando estiver em casa, para você poder aproveitar as várias oportunidades de ouvir quando estiver fora também.

 

3. Player de mp3 ou computador?

A não ser que você tenha uma forte preferência por ouvir áudio no computador, se você não tem ainda um player de mp3 eu acho que você deveria investir em um. Ele facilita demais as coisas e é um dos investimentos mais importantes que você pode fazer para chegar à fluência.

Um player é super prático e pode ser a diferença entre ter uma rotina legal de listening ou não. Vou te dizer por quê:

  • Um player é leve, você enfia no bolso e leva onde quiser. Você pode aproveitar qualquer “10 minutos” dentro ou fora de casa para ouvir.
  • É fácil de usar. Você grava e apaga coisas no player a hora que quiser, sem nenhum software complicado.
  • Usamos o computador para fazer várias outras coisas, e é facílimo se distrair com email, internet, etc. O player de mp3 existe para tocar seu áudio e com ele não tem distração.

Você encontra bons players de mp3 com 1GB em torno de 70 reais em grandes lojas na rua ou online como Submarino (http://www.submarino.com.br) e Mercado Livre (http://www.mercadolivre.com.br). No Mercado Livre, uma dica:
veja sempre a classificação do vendedor. Para evitar chateação, compre de quem tiver um número grande de avaliações positivas.

 

4. Não mude a sua rotina

Não comece querendo mudar sua rotina pra fazer listening, pois isso pode virar obstáculo. Faça o contrário e encaixe o listening onde der.

Pense agora nos momentos do dia e da noite em que você pode colocar os fones no ouvido e apertar o PLAY. As melhores oportunidades são atividades mecânicas (em que você não precisa prestar muita atenção no que está fazendo) e quando você tem que esperar:

  • lavando prato
  • varrendo a casa
  • preparando almoço ou jantar
  • na sala de espera do médico ou dentista
  • parado no trânsito
  • no ônibus ou metrô <– muito barulho, não é recomendado tentar ouvir áudio no seu player nesses lugares
  • no supermercado*
  • na fila do banco*
  • passeando com o cachorro*

*uma observação a respeito das atividades na rua: é muito fácil se distrair quando estamos na rua ou local público. Você vai ter que estar mais consciente disso se resolver praticar seu listening de inglês na rua, para conseguir manter a atenção (e para não esquecer de olhar para os lados antes de atravessar a rua).

Deixe seu player num lugar fácil e à mão: no meu caso, eu faço listening toda vez que estou na cozinha e quando saio para passear com o cachorro. Cada 10 minutos que você tiver contam.

Vá para a próxima lição desta série

Ou para as anteriores:

Lição 0

Lição 1

Lição 2

Lição 3

Facebook
Inglesonline on Facebook
Twitter Tweets by @inglesonline
iTunes
RSS

Receba as dicas do Inglês Online em seu email…

…e ganhe o PDF 24 Dicas e Atividades do Inglês Online!