Rogerio Paes Costa tem 28 anos, é professor de inglês desde 2003 e possui especialização em tradução (inglês-português). Atualmente, dá aulas particulares em São Paulo e agora é também colaborador regular do Inglês Online. Para falar com o professor Rogerio, envie um email.
Hello fellas!
Hoje continuaremos com mais duas estratégias de aprendizado de vocabulário. Você já usou flashcards para estudar inglês? E os mind maps?
Flashcards
São fáceis de montar, podemos carregar conosco para qualquer lugar e ainda podem se transformar em um divertido “jogo da memória”. Para cada nível de aprendizado, podemos adaptar nossos cartões:
- iniciante / pré-intermediário
Recorte diversos cartões (tamanho de um cartão de visitas) e desenhe/imprima/cole figuras das palavras que você quer aprender. No verso de cada cartão, escreva a palavra ou expressão em inglês.
Agora basta utilizar bastante seus cartões ao longo do dia, sozinho ou com amigos, testando sua memória e aumentando o número de cartões a cada semana.
- intermediário
Ao invés de utilizar figuras, escreva a definição (ou frase de exemplo) da palavra ou expressão na frente dos cartões. No verso, além de escrever a palavra ou expressão propriamente dita, que tal sinalizar a pronúncia (stress)?
Como você já conhece alguns phrasal verbs e collocations, crie conjuntos de cartões para essas categorias e aumente a cada semana a sua coleção!
- avançado
Sua principal fonte de novo vocabulário já não é mais o estudo formal e sim o contato real com o idioma. Então que tal criar cartões com gírias, idioms e novas palavras da língua inglesa que você encontra em sites, revistas e TV?
Se você quer praticar os símbolos fonéticos, os cartões podem ser muito úteis: basta usar a transcrição fonética na frente dos cartões.
By the way, esse site da Cambridge English ajuda na construção e impressão de cartões para todos os níveis de aprendizado de inglês. Have fun!
Mind Maps
Já tivemos um artigo aqui sobre esse assunto, mas vale a pena conversarmos mais uma vez sobre os mind maps.
Mapas mentais nada mais são do que representações gráficas simples de algum tópico ou assunto. É uma maneira muito interessante de “estruturar o pensamento”.
Por exemplo: imagine que você acabou de estudar o seguinte vocabulário:
armchair – bathroom – bed
bedroom – sofa – fridge
kitchen – living room – microwave oven
shower – toilet – wardrobe
Você, então, pode desenhar em seu caderno (ou usar softwares específicos) o seguinte mind map:

Com mais essas duas estratégias em mãos, que tal experimentá-las durante essa semana e depois nos contar como foi? Participe! Aproveito para agradecer a todos que estão partilhando suas experiências conosco por meio dos comentários do blog e das mensagens trocadas em nossa lista de discussão no Yahoo!Groups. Estamos aprendendo juntos… Let’s keep using our English!
That’s all, folks! See ya next week!
Como eu disse lá no Use of English eu usei FlashCards só uma vez, para decorar nomes de remédios (!) E olha, funcionou… O Guilherme lá da lista recomendou esse site:
http://www.flashcarddb.com
É muito legal – vc pode fazer seus próprios flashcards eletrônicos e o site ajuda a estudá-los. Olha o que o Guilherme já fez:
http://flashcarddb.com/skimoh
gostei desse novo site que encontrei sou estudante de ingles,e para mim que estou iniciando é excelente.Tank you.Bye
Por favor preciso saber onde encontro os card p-ara comprar.
Atenciosamente,
Claudineia
Veja que legal
Muito legal…eu quero ser tradutora mas parece uma coisa muito distante e difícil acho que o site vai ajudar muito.
Thanks a lot.
Josie – te recomendo também o teclasap.com.br, que é mantido por um tradutor/interprete e tem vários artigos de seu interesse..!