Phrasal Verbs do Inglês, Parte 3: Dicas para encontrar, registrar e praticar – Inglês Online

Phrasal Verbs do Inglês, Parte 3: Dicas para encontrar, registrar e praticar

By rogerio | Lições de Inglês

Jun 30
Phrasal Verbs do Inglês, Parte 3 Dicas para encontrar, registrar e praticar

O post de hoje é do Rogerio Costa

Chegamos à terceira e última parte de nossa série sobre phrasal verbs. Agora que já sabemos sobre eles, é hora de conhecer dicas de como utilizá-los:

  • Deixe de lado as longas listas de phrasal verbs fora de contexto. A “decoreba” pode até ajudar na hora de fazer aquela prova na escola, mas faz muito pouco (ou nada!) para um real aprendizado do idioma!
  • Exponha-se ao máximo ao inglês falado (listening) e escrito (reading). Comece a prestar atenção que os phrasal verbs estão em todo lugar, nos mais diversos estilos de fala e texto: músicas, filmes, notícias, artigos, podcasts etc. Encontrou um novo phrasal verb? Anote-o, procure entender seu significado na frase. Você provavelmente verá que ele aparece em outros lugares. Caso contrário, se ele é muito raro, é um sinal de que não é relevante para o aprendizado, pelo menos por enquanto… Não consegue deduzir seu significado pelo contexto? Veja a dica 4.
  • Que tal registrar em um caderno de vocabulário os phrasal verbs que encontrou? Use e abuse de exemplos pessoais, contextos e associações (imagens, sinônimos, antônimos etc) que podem ajudá-lo(a) a internalizar o novo phrasal verb. Aqui vale uma observação especial: note que na lista disponível na primeira parte deste guia, para cada phrasal verb do item 6 foram incluídos exemplos de objetos normalmente combinados com eles (collocations). Isso é uma ajuda e tanto na hora de estudar os phrasal verbs! Experimente sempre aprender novas palavras com suas “companheiras”!
  • Se precisar obter informações sobre um phrasal verb, estiver com dúvidas na hora de usá-lo e tiver a disponibilidade de usar um dicionário, aproveite para aprender o máximo sobre o novo termo: sua estrutura, exemplos, diferentes significados, pronúncia e combinações mais comuns. Veja alguns exemplos aqui e aqui.
  • Procure colocar o phrasal verb em prática no seu dia-a-dia. Como? No email que você escreverá em inglês, no comentário que você vai deixar aqui no Inglês Online, em fóruns da web, na conversa via MSN, no Facebook, no Twitter, na sua redação da escola e onde mais puder usar o novo vocabulário que você está aprendendo de maneira espontânea.
  • Não adianta querer aprender muitos phrasal verbs de uma vez só. Não tente aprender todos; isso é impraticável mesmo para nativos. Ou você conhece todas as palavras do português…? Vá com calma e não deixe que esse tema seja um peso para você!

 

Um exemplo de como fazer tudo isso?

Ouça esse podcast da Ana e (1) identifique os phrasal verbs que ela usou; (2) busque sinônimos e/ou traduções para eles; (3) se necessário, consulte um bom dicionário; (4) escreva novas frases com exemplos reais e pessoais. São pelo menos seis phrasal verbs utilizados naturalmente em sua fala. Quais são eles? O que você pode aprender agora sobre esses termos? Consegue dar exemplos pessoais com eles?

 

Enfim… os phrasal verbs devem ser aprendidos/adquiridos da mesma maneira que os outros termos em inglês. Quanto mais você ouvir, ler e produzir inglês em situações reais, mais eles farão parte do seu cotidiano. Are you ready to get down to business?

P.S. da Ana: Se você já tem compreensão no mínimo intermediário-avançada, não deixe de conhecer as dicas do Tim Barrett, além de seus fantásticos produtos em áudio. Tim e seus irmãos enfatizam phrasal verbs em tudo que fazem – clique aqui para visitar o site.

  • João Vicente says:

    Ola Ana Luiza… Boa noite. Apesar do tempo, abri este e.mail novamente e deparei com esta materia muito importante sobre phrasal verbs. Estou vendo isto agora, que encontrei em outros sites. Gostaria se for possível você me enviar a parte 1(um) e a 2(dois), para que eu possa dar continuidade as lições. Eu comecei a receber seus e.mails, apartir desta data. Espero poder contar com mais essa ajuda, pois o que tem me enviado até agora, esta me ajudando muito. Parabens pelo trabalho, pela atenção, dedicação e muito obrigado por tudo. Vou continar acompanhando suas orientações, em breve escreverei em ingles.

    All the best!

    João Vicente

  • daviu says:

    bay bau

  • Rogerio says:

    Encontrou em textos ou podcasts? Compartilhe conosco aqui!

  • [powerpress_playlist] [powerpress_subscribe itunes_banner="true"]
    >