Exatamente como montar uma rotina de Listening com o material de inglês que você tem

By Ana Luiza | Aprenda a Aprender

Jun 11
Print Friendly, PDF & Email

Olá! Aqui é a Ana Luiza.

ingles-listeningComo fazer progresso real na fluência? Como ver que sua habilidade de falar inglês está melhorando, e que cada vez mais você percebe palavras e frases em inglês vindo à sua cabeça naturalmente quando quer falar aquilo?

Essas são perguntas que eu respondi na série de dicas Como Falar Inglês, mas aqui vai o resumo: mergulhando de cabeça no listening, é claro. :-) (Se você ainda não leu essa série, faça um favor a você mesmo, pare tudo e leia já, de cabo a rabo).

Como um tipo de follow-up àquelas dicas, hoje eu vou mostrar um passo-a-passo de como montar uma rotina de listening. E esse passo-a-passo é especialmente dirigido a quem está começando, em particular se este for seu primeiro contato com listening de uma forma mais consistente.

Antes de mais nada, preciso deixar uma coisa super clara: uma rotina de listening eficiente (ou seja, que vai produzir impacto significativo na sua compreensão e também na sua habilidade de falar) precisa ser feita com material de áudio que você já compreende. Isso é super importante – de novo: leia a série Como Falar Inglês para saber porque.

Não importa se você vai usar o CD da aula de inglês ou episódios do seu podcast favorito: faça o teste de compreensão antes, ou seja, ouça uma amostra do material e avalie o quanto você compreende. Eu recomendo usar áudio com uma média de 90% de compreensão, e dispensaria material onde eu compreendo menos que 80%.

Se você quiser fazer um “pré-trabalho” de compreensão antes de iniciar sua rotina de listening, ou seja, usar transcrição do áudio, dicionários, recursos online, ou até seu professor de inglês pra conseguir entender aquele material que nesse momento você não entende ainda, vá em frente! O importante é não achar que ficar ouvindo uma coisa que “parece grego” vai magicamente fazer você passar a compreendê-la, ou assimilar a língua.

Tenha em mente que o que vai abaixo é uma sugestão – com o tempo, adapte à sua rotina e necessidade. Lembre-se também que isso é um início, e que eu recomendo essa rotina para quem estiver começando.

COMO FAZER SUA ROTINA DE LISTENING

PASSO 1
Escolha material de áudio que dure, no total, em torno de 2 minutos. Exemplo: cada diálogo do seu livro de inglês dura 30 segundos. Escolha 3 ou 4 diálogos no máximo, o que vai totalizar entre 2 minutos e meio e 3 minutos.

PASSO 2
Carregue esse material no seu player de mp3 ou celular no domingo à noite.

PASSO 3
Ainda no domingo à noite, pense em que horário dos próximos dias – segunda, terça, quarta, quinta, sexta  e sábado – em que você vai ter tempo livre para ouvir esses diálogos.

Veja que eu não estou falando de “ouvir como quem ouve um barulho de fundo”; mas sim ouvir com atenção o que a pessoa do áudio está falando, como se ela estivesse conversando com você.

Como eu sugiro lá na série Como Falar Inglês, use estes períodos:

  •  quando estiver preso no trânsito;
  • logo depois de acordar, durante a sua rotina matinal;
  • quando estiver na academia, fazendo esteira;
  • logo antes de dormir
  • quando estiver passeando com o cachorro;
  • quando for lavar prato / passar roupa / outra atividade que deixe a mente livre;
  • quaisquer 15-20 minutos em que você possa sentar tranquilamente.

Para este início, ouça um mínimo de 20 minutos por dia. Se você puder “quebrar” em dois períodos de 10, 15 minutos por dia, melhor ainda.

PASSO 4
Se sua rotina de listening envolver usar seu aparelho fora de casa, tenha certeza de que não vai se esquecer de levá-lo com você. Ainda no domingo à noite, coloque-o na bolsa, na mochila, na maleta, etc.

PASSO 5
Faça seu listening todo dia, de segunda a sábado. É simples mesmo: coloque os fones de ouvido, ligue o player e ouça seus áudios várias vezes no seu período escolhido até totalizar 20 minutos.

Uma dica: faça o melhor que puder para colocar sua atenção nas falas – de novo, imagine que a pessoa está se dirigindo a você. Isso faz bastante diferença!

PASSO 6
Quando chegar o domingo, é hora de uma rápida avaliação, feita por você mesmo. Para isso, tenha a transcrição do(s) áudio(s) à mão.
– Comece a ouvir o áudio e pare no meio. Você consegue se lembrar, ou (melhor ainda) dizer em voz alta algumas das frases ditas? Confira na transcrição o que você conseguir.
– Se o áudio for um diálogo, pare no momento em que alguém fizer uma pergunta. Você consegue se lembrar ou (melhor) dizer em voz alta a resposta da outra pessoa?
– Se o áudio não for um diálogo, faça a mesma coisa: pare em um determinado momento. Você se lembra ou consegue dizer a fala que vem em seguida?

Não tem problema nenhum se você não conseguir fazer essas atividades: isso significa apenas que você precisa aumentar sua exposição ao material (em outras palavras, continuar com a rotina.) Caso você se saia muito bem nesse teste, substitua o material pelos áudios seguintes, e continue com a rotina.

Se você nunca experimentou fazer um listening mais intensivo da maneira como descrevi aqui, talvez isso tudo pareça meio estranho. O que eu te peço é, tente. A verdade é que, quanto mais você praticar uma rotina de listening, maior e mais rápida vai ser a sua absorção da língua. Não deixe de ver os depoimentos de quem colocou isso em prática lá na página da série Como Falar Inglês. E depois, me escreva contando!

Follow

About the Author

Ana Luiza criou um blog de dicas de inglês em 2006, e depois de muito pesquisar o que faz alguém ganhar fluência numa segunda língua, criou seu primeiro curso de inglês em 2009.

  • Rubens says:

    Bom dia Ana. Seu site é maravilhoso, sempre estou aprendendo com ele. Gostaria de saber se a série English Way (BBC) é bom pra começar a aprender ouvir e adquirir vocabulário pra quem é iniciante como eu. Grato.
    Rubens

  • Bruno says:

    Very good Ana Luiza. I’m going to prepare my material and study how you has commented. Thank you very much! Keep doing that.

  • Roberta says:

    Oi Ana. Parabéns pelo seu trabalho. E muito obrigada!!!
    Vc ensina de fato como estudar, a gente é que não faz direito ou não tem compromisso.
    Te acompanho há algum tempo e fiquei muito feliz em ler este seu post.
    Obrigada

  • >