O dicionário de inglês: seu companheiro de aprendizado – Inglês Online

O dicionário de inglês: seu companheiro de aprendizado

By rogerio | Lições de Inglês

Jun 17
O dicionário de inglês seu companheiro de aprendizado

Rogerio Paes Costa tem 28 anos, é professor de inglês desde 2003 e possui especialização em tradução (inglês-português). Atualmente, dá aulas particulares em São Paulo e agora é também colaborador regular do Inglês Online.

Hi guys!

Vamos continuar hoje com mais uma estratégia para aprender vocabulário: o uso do dicionário de inglês. Essa estratégia é tão importante que merece um artigo só para ela!

Você com certeza já experimentou essa técnica quando precisava saber o significado ou a ortografia de uma palavra ou expressão na língua inglesa. Mas o dicionário oferece muito mais que isso! Usar um bom dicionário é uma ótima ferramenta para enriquecer o seu vocabulário de inglês.

Use o dicionário de inglês para aprender vocabulárioPara quem está nos primeiros passos do aprendizado, um dicionário bilíngüe é o mais indicado. Ele nos ajuda a nos familiarizarmos com o novo idioma. Hoje temos ótimas opções de dicionários inglês-português no mercado.

Com escolher um bom dicionário? Procure aqueles que ofereçam, além das informações essenciais (ortografia, significados e transcrição fonética), informações importantes como sinônimos, dicas de erros comuns, frases de exemplo, atividades de vocabulário temático, regras gramaticais e material multimídia.

Para alunos no nível intermediário, é muito importante criar o hábito de utilizar dicionários monolíngües (ou seja, que apresentem as definições em inglês). Existem dicionários desse tipo que foram desenvolvidos especificamente para esse nível de aprendizado, uma vez que apresentam definições simplificadas e os verbetes mais comuns. É uma excelente ferramenta para praticar o inglês!

Já para os alunos em estágio avançado existe uma enorme variedade de dicionários temáticos (além dos dicionários comuns): dicionários de expressões idiomáticas, collocations, phrasal verbs, variedades lingüísticas (British, American) etc. Especialmente na hora da escrita, o dicionário se torna um companheiro inseparável e indispensável!

Na prática

Uma técnica simples que procuro usar com meus alunos (e comigo mesmo!) consiste em assinalar com um “X” o verbete toda vez que ele é consultado. Você verá que não basta “olhar” para a palavra uma vez para memorizar seu significado. Alguns “encontros” (e principalmente o uso constante) é que garantem o aprendizado. Perceba quantas vezes, em média, você precisa consultar uma mesma palavra…

A estratégia de usar um bom dicionário é essencial para diversificar nosso vocabulário. Por exemplo, pense nos adjetivos que mais usamos: com certeza nossa tendência é falar/escrever nice, good, etc. para descrever muitas coisas. Mas que tal aprender muitos outros adjetivos? Aceite esse desafio:

Vocabulary Challenge

Como você descreveria os seguintes substantivos (além de good ou bad)?

– accident
– experience
– person
– situation
– smell
– weather

Por fim, não poderia deixar de indicar os sites de alguns dos melhores dicionários monolíngües de língua inglesa que podem ser consultados na web (e são gratuitos!): Oxford, Longman, Cambridge e Merriam-Webster.

Lembre-se: o uso de dicionários nos ajuda a expandir nosso vocabulário – escolher palavras mais “precisas”, de forma mais natural e com variedade. Nosso inglês fica mais rico, diversificado e interessante!

Você tem alguma dica sobre como usar ainda mais o dicionário de inglês? Deixe seu comentário para os outros leitores. E que tal pegar seu dicionário agora mesmo e ver toda a riqueza de informações que estão ao seu alcance…?

That’s all, folks! See ya next week!

  • Wanny says:

    what’s the synonymous of to put in order?

  • Ariana says:

    Nossa! Eu nunca tinha pensado nessa estratégia de marcar x nas palavras para saber quantas vezes ela foi consultada… Gostei, vou fazer isso.

  • JOSE SATURNINO MACHADO SILVA says:

    Muito bom, principalmente para mim que pretende aprender inglês.

  • Blenda Macedo says:

    É muito eficiente saber como usar o dicionário para ajudar a aprender o inglês, e não apenas traduzí-lo.

  • andressa says:

    adorei foi muito util

  • vitoria says:

    Oiii…
    adorei esse site!!!
    muito legal, aprendi varias coisas…
    bjsss
    adoreiii

  • francielle says:

    adorei…
    é muito eficiente porque tirou muitas dúvidas… pq eu queria reler a palavra e está escrito assim:
    até quando voce vai continuar lendo as mesmas palavras?

    foi muito bom essa frase pq sempre quando eu entro nesse site,é para procurar a mesma´palavra rsrsrs
    é muito bom mesmo adorei!!!
    (bjsss)

  • Ana Luiza says:

    – accident: terrible
    – experience: unique
    – person: bright
    – situation: tough
    – smell: strange
    – weather: pleasant

  • >