Gírias americanas no Twitter: um mapa para todo mundo ver

By Ana | Lições de Inglês

May 19
Inglês - Gírias americanas no Twitter um mapa para todo mundo ver

lexicalistHi, everyone!

Já reparou como vocabulário e gíria mudam aqui no Brasil, dependendo de onde você está, não? (entre RJ e SP, que nem são tão distantes um do outro, já tem muita diferença)

É claro que com inglês é a mesma coisa. Pensando nisso, David Bamman – um pesquisador da área de computação aplicada à linguística em Boston – desenvolveu um trabalho super interessante: no site Lexicalist, ele mostra um levantamento das gírias usadas por residentes dos EUA no Twitter, e como o uso se distribui por estado.

Veja como o próprio David explicou o que ele fez em um email:

I’m analyzing people’s posts on Twitter and inducing demographics from it (including geography, age and gender), which I then plot on a map. This lets you see where certain vocabulary words are used in the US more than others.

Ele citou os exemplos de hella (= “hell of a”, “hell of a lot” = really, totally, a lot), que é super popular na California, e bruh (= brother), muito popular nos estados do sul.

Você pode fazer uma busca por uma gíria qualquer e ver o que dá, claro. Por exemplo, vamos buscar o termo “wassup” (= What’s up? E aí?) Update: “wassup” não faz mais parte do banco de gírias do site.

  1. Acesse o site Lexicalist
  2. Insira wassup na caixinha de busca e clique “search keyword”
  3. O parágrafo inicial diz que o uso de wassup hoje está 10% maior do que há um mês
  4. Veja no mapa a região mais clara: ali é onde wassup é mais usado, ao contrário do “meião” do país.
  5. Clique no mapa para ver o breakdown por estado (a distribuição do total por estado).

Outra coisinha legal que você pode olhar: compare o bruh alí de cima com bro (os dois são gíria para brother, que por sua vez também é usado como gíria).

Eu, pessoalmente, achei a ideia super interessante e sei que muita gente vai gostar. Apesar do twitter não representar a população em geral, o trabalho do David dá uma boa ideia do que está em uso em diferentes locais dos Estados Unidos.

Se eu fosse visitar algum estado americano agora, com certeza ia tentar achar as gírias mais usadas por lá (eu sugeri a ele que fizesse um ranking das gírias mais populares por estado… quem sabe ele faça?)

Alguma sugestão? Como essas informações podem ser interessantes para quem aprende inglês?

Ana
Jhol 03/03/2012

sou novato no site e tô super adorando. acompanho sempre que posso as dicas…!

Augusto 16/09/2011

Tem um site que coloca vários clipes legais e com o vocabulário incluindo as gírias do clipe. É o http://www.english-attack.com
É divertido, vale a visita.

Júu 14/09/2010

pois é, vocês pode mmusar girias na net como “4u” para a for you ou “4ever” como forever … thanks

Rogerio 24/05/2010

Hi Ana!
As I said before, that’s a wonderful tool!
Last week I mentioned to my students about “xoxo” being used most by female teenagers… tomorrow I’ll show it to them by using this website!
Thanks again and keep up the good work!

Iramaia 19/05/2010

Disfarça, como eu diria em outros tempos..hahahahahhahahahaha

Valeu,

Ana Luiza 19/05/2010

Hi Ira,
Vc pode encontrar isso fácil, fácil: vá até a home do Twitter e insira o termo na caixinha de busca na barra lateral.

Vc pode até salvar essa busca, ou colocar o feed dela em um leitor como Google Reader ou outro qualquer.

Iramaia 19/05/2010

Achei a ideia interessantíssima, porém passível de melhora, como por exemplo uma amostra dos tweets usando aquela determinada gíria pesquisada. Por exemplo, tenho ouvido “stinks”. Tal coisa “stinks”, ou coisa parecida. Principalmente nos seriados. Mas só porque ouvimos lá, podemos sair por aí falando ou escrevendo? Talvez se soubéssemos de que maneira estão twittando, ajudaria.A faixa etária já está indicada lá, e é uma informação muito útil.

Comments are closed