Os três dicionários de inglês que eu uso todo dia – Inglês Online

Os três dicionários de inglês que eu uso todo dia

By Ana Luiza | Lições de Inglês

Jul 15
Os três dicionários de inglês que eu uso todo dia

Volta e meia recebo email de algum leitor pedindo recomendação de dicionário, em geral inglês-inglês. Mas já faz algum tempo que eu não compro dicionário na livraria. Já em 2006, quando comecei a blogar, formei o hábito de procurar tudo online: respostas a dúvidas, inspiração, estudos, pesquisa, e também dicionários.

Hoje em dia, então, que eu passo o tempo todo conectada… não tenho nem dúvida. Quando preciso esclarecer ou descobrir o que significa um termo ou expressão, já sei onde ir. Veja abaixo os três “dicionários” (você vai logo entender o porquê das aspas) sem os quais eu não vivo atualmente:

 

The Free DictionaryThe Free Dictionary: o completo

Pra mim, o Free Dictionary é um dicionário inglês-inglês que não só é super abrangente como também tem a vantagem de ter um visual mais colorido e que cansa menos que a maioria dos outros dicionários online.

Insira uma palavra qualquer no formulário de busca e clique search. Na página seguinte, você encontra várias definições, é claro. Mas também vê 3 megafonezinhos diferentes: um com a pronúncia americana, outro com a pronúncia britânica, e um terceiro com uma pronúncia de… um robô, eu acho ;)

Desça mais um pouco na página para ter informações como phrasal verbs comuns e expressões com aquele verbete. Agora, olhe aquela sequência de abas ali em cima. Está vendo “Medical Dictionary”, “Legal Dictionary”, etc? Clique em uma das abas para ver todo o vocabulário específico – ou seja, termos médicos, legais, etc. com a palavra que você buscou. Não precisa nem dizer que a aba que eu mais uso ali é Idioms ;) principalmente na hora de pesquisar expressões para os quizzes.

Link: The Free Dictionary

 

O que é 'persimmon'? O Google Images respondeGoogle Images: o que é persimmon?

Tem horas em que não há nada melhor do que uma imagem para nos mostrar imediatamente o significado de uma palavra. Para substantivos, um dicionário visual é imbatível (unbeatable). Pois é isso que o Google Images é pra mim: o melhor dicionário visual que existe.

Ainda me lembro de uma das primeiras vezes em que essa ferramenta quebrou um galhão pra mim: eu não conseguia lembrar se persimmon era caqui, romã ou um tipo de pêssego. Joguei no Images e pronto, dúvida mais do que resolvida. O mais legal é que a busca retorna centenas de imagens daquilo, ou seja… fica fácil lembrar.

Link: Google Images

 

LingueeLinguee: como eu digo “dar uma força” em inglês e “leverage” em português?

O Linguee é meu mais recente favorito pra saber como fica melhor aquela expressão que você compreende em inglês, mas não sabe bem como dizer em português. Ou pra saber como é mais comum dizer em inglês alguma expressão do nosso português.

Por que ele é tão bom nisso? Porque o Linguee usa textos produzidos em uma língua, e traduzidos para outra, tudo feito por seres humanos. Ele te mostra as duas versões lado a lado, e você pode ver como as pessoas traduziram paragráfos inteiros.

É preciso algum cuidado, pois o Linguee destaca em amarelo a tradução da expressão que você procura – só que às vezes ele erra e destaca uma parte que não tem nada a ver, quando a tradução mesmo seria uma palavra próxima. Felizmente a maioria está correta, mas mesmo assim é uma ferramenta que pode requerer conhecimento prévio das duas línguas, ou então que você complemente sua busca com outros dicionários.

Exemplo: vá lá no Linguee e busque “dar uma força”. Veja as maneiras diferentes de dizer isso em inglês e veja se você consegue encontrar algum caso em que a parte destacada não corresponde à expressão.

Link: Linguee

 

Você já usava algum desses recursos? Tem alguma dica imperdível? Por favor deixe nos comentários!

  • ilmara says:

    sou iniciante na lingua inglesa gostaria de umas dicas para aprender mais rapido

    • Olá, Ilmara

      Eu aconselho a leitura deste tópico escrito pela Ana Luiza: Como falar inglês: As dicas essenciais
      Você também pode conferir a nossa página de vocabulário com excelentes dicas de inglês: Vocabulário em Inglês
      Temos ainda o Curso Básico aqui mesmo no site do Inglês Online que a Ana Luiza vai lançar em breve e vai ajudar você a conseguir falar inglês, você pode cadastrar o seu email para receber o aviso da data do lançamento do curso na nossa página inicial mesmo.
      Desejo boa sorte no seu aprendizado e conte com as nossas dicas de inglês :)
      Marcelo

  • willes banks says:

    estou tentand usar o Linguee e não consigo. Eu coloco a frase no pesquisador, clico e aparecem apenas algumas palavras traduzidas logo abaixo. Na lista de frases não aparece nada.

  • […] dos meus dicionários online favoritos, o The Free Dictionary (veja todos os meus dicionários favoritos aqui), explica esta expressão mais ou menos assim: “esperar que alguém ou alguma coisa esteja […]

  • […] (Não coloquei tradução dos ingredientes pois esses são bem fáceis de encontrar) […]

  • Lucas ^^ says:

    Ana, gostou de usar também o http://urbandictionary.com, ele ajuda muito nas gírias.

  • […] o que fazer em case de picada desse bichinho. Quer saber o que é tick? Jogue a palavra em um dos meus “dicionários” favoritos, o Google […]

  • Ana Luiza says:

    Everyone,
    Obrigada pelas dicas adicionais! Sem dúvida a internet hoje em dia tem recursos valiosíssimos.

  • Anivaldo Junior says:

    Gostaria de deixar uma sugestão de dicionario.
    É o Google Dictionary and Google Translate, uma extensão do firefox.
    http://www.toptip.ca/2010/10/firefox-extension-google-dictionary-and.html
    Com ele você pode traduzir uma única palavra ou um paragrafo inteiro.
    Uso muito para tirar dúvidas do significado de alguma palavra que estou lendo sem ter que sair da página.
    abraço

  • Ivan says:

    E que tal o Answers http://www.answers.com/ ? Esse é o meu preferido.

  • Eduardo says:

    Adoro receber as dicas de inglês de Ana Luiza….eu amo estudar inglês, falar,assistir filmes….enfim adoro..sempre obrigado e parabéns

  • Maria Lucimar says:

    Hello Ana,

    Em primeiro lugar, quero agradecer pela importancia que o Ingles on line tem na minha vida. Tudo que vem desse blog `e 10.Sou muito fan. Obrigada pelas dicas de dicionarios.

  • Rose Souza says:

    Eu descobri de tanto que fico pesquisando o The Free Dictionary, mas suas dicas são importantes porque nem todo mundo sabe sobre estas ferramentas e, às vezes, mesmo conhecendo-as, não sabe desfrutar de todos os recursos. Eu por exemplo, depois de ler seu post vou valorizar mais o The Free , não conhecia os recursos do Google Images e muito menos conhecia o Linguee. Nunca vou cansar de dizer: aqui no InglesOnline sempre aprendo algo. InglesOnline simplesmente must-see !!!!!!!!!

  • Julio says:

    Hello Ana,

    how are you?

    Yes, I knew these dictionaries because you mentioned them along the posts and I’m always watching. ;<)
    I use foxlingo extension for firefox and google translate too.
    The advantage of Foxlingo is that you don´t need go out of page where you are. Just ctrl+click in word.

    Forgive me for eventual mistakes. I think in Portuguese!
    Bye

  • Carlos Tavares says:

    Todas as vezes em que eu recebo os seus posts no meu e.mail, vou logo conferir. Especialmente esta dica dos dicionários, para mim, foi ótima. Parabéns pelo site e obrigado por me ajudar a saber mais sobre este idioma. Aguardo ansiosamente pelos próximos posts.

  • Iolanda says:

    Olá !!
    Vocês conhecem o http://pt.forvo.com/ ? Não é um dicionário de significado mas um dicionário de pronúncias. Todas as palavras em vários idiomas pronunciadas por FALANTES NATIVOS. É bem legal pois diferente da pronúncia de outros dicionários que realmente parece um” robô” pronunciando, no forvo o som soa mais natural. Como eu sigo a pronúncia americana é bem legal porque às vezes, em algumas palavras, eles pronunciam um pouco diferente da transcrição fonética. Caso não encontre a palavra procurada ,você pode enviá-la e recebe um email com a pronúncia : ) .

    • Ana Luiza says:

      Iolanda,
      Coincidentemente preparei um post sobre o Forvo que será publicado em breve. Obrigada!
      E na verdade, 2 das pronúncias do Free Dictionary são de humanos mesmo.

  • tereza says:

    Out of doubt, the free dictionary is excellent one. I’d add in your list the merriam-webster, and i got this dictionary app in my smartphone

  • denise says:

    Bom dia!
    Ana estou a procura de um curso online,pois desejo muito me aprimorar no inglês.Sou graduada em Letras(Língua Portuguesa e inglesa),portanto quero lecionar inglês, é a minha paixão.Já tentei a matricula no seu blog,mas não consigo completar,então acabei desistindo.Gostaria que me informasse mais sobre o curso,pois quero aprender para sala de aula.Qual é o valor,duração,material,metodologia etc.Fornece certificado,a quantidade da carga horária.Gostaria de todas essas informações.Aqui na minha cidade o curso de inglês é muito a desejar, só tem na cidade vizinha,mas é muita despesa e além disso eu trabalho e o tempo que sobra só é a noite e fica inviável.
    Grata ,
    Denise Melo

  • Muito bom o seu site…eu gosto muito dos podcasts q vc publica…

    E sobre os dicionarios, o melhor e q mais me ajuda é o linguee, porque serve para ver como é a frase em uma lingua, e comparar como ficaría em inglés….muito recomendado pra aprender inglés. Eu sempre uso o linguee junto com o britishcouncil…para aprender inglés!

    Um abraço, desde Espanha!

  • >