5 maneiras de obter pontuação 7 ou mais no exame oral do IELTS

By Ana | Aprenda a Aprender

Jul 02
5 maneiras de obter pontuação 7 ou mais no exame oral do IELTS

 

O artigo de hoje, recheado de dicas super práticas sobre o exame oral do IELTS, é de Jessica Beck do All Ears English. Se você tem qualquer interesse nesse exame, aproveite! Esse é um dos poucos artigos em português com ‘inside tips’ de alguém que trabalhou com IELTS por anos, feito especialmente pro Inglês Online e seus leitores (você :-)). Preste uma atenção especial ao ítem #2, “Jogue fora seu livro de gramática” – muito interessante…

Veja abaixo 5 maneiras de se preparar e ter sucesso no exame oral do IELTS:

 

#1 – Saiba o que o examinador do IELTS quer

No exame oral do IELTS você precisa saber o que o examinador quer, para que você possa criar o seu plano de estudo de maneira inteligente e planejar bem como você gasta seu tempo se preparando. É nisso que você será avaliado:

  • Fluência e coerência: O examinador foca no quão facilmente você fala, e como organiza suas ideias. Evite usar “mm” e “ah” ou pausas longas. Use bastante conectivos como “no entanto” e “além disso”.
  • Recursos lexicais (vocabulário):Na parte Oral 1, onde as perguntas são casuais, você deve usar gírias nativas tanto quanto você puder. Tente usar “super” ou “awesome” ou “amazing” para descrever uma idéia. Atenção: na parte Oral 3 você precisa usar vocabulário acadêmico mais formal.
  • Alcance e precisão gramatical. O examinador considera o quão complexas suas frases são e quantos erros você comete. Use frases simples, compostas, e complexas.
  • Pronúncia: O examinador foca na clareza com que você fala. Use entoação e sentimento em sua voz. Não se preocupe em soar ‘bobo’, e tente falar com força e confiança.

 

exame oral do IELTS

#2 – Jogue fora seu livro de gramática

Agora que você já sabe o que o examinador está querendo, você sabe que não pode ter aquela antiga abordagem de aprendizagem de inglês para o IELTS. Isso é um exame, e se você se preparar para ele de um modo inteligente e fizer bom uso do seu tempo, irá obter a pontuação que precisa. Mas se você fizer o que sempre fez em aulas tradicionais, não vai atingir a pontuação que tem como objetivo.

Quando se trata de gramática, faça o seguinte:

  1. Esqueça pequenos erros de preposição e tempos de verbo que não interessam. Este não é o momento de se preocupar com esses pequenos erros.
  2. Concentre-se nas estruturas da frases. Você precisa de frases simples, compostas, e complexas. Trabalhe na construção dessas, tanto em prática de conversação e em sua escrita.
  3. Se você tiver uma pequeno erro de gramática no teste, ele não vai prejudicar seriamente a sua pontuação. Siga em frente e mantenha-se concentrado.

 

# 3 – Foque nas áreas que você pode melhorar mais rápido do que a gramática e defina o seu plano de estudo diário

Você sabe que não deveria estar se concentrando muito na gramática quando você está se preparando para o IELTS… Então no que você deve se concentrar? Faça isso:

  1. Use entonação na sua voz para aumentar sua pontuação na pronúncia. A sua pontuação na parte Oral é uma média. Você tem mais chance em elevar sua pontuação média através de uma pontuação maior na pronúncia, e você pode fazer isso facilmente adicionando sentimento, entusiasmo e ritmo na sua voz. Varie o tom de voz. Não fale em um único tom. Faça com que o examinador fique interessado em ouvir você.
  2. Use idioms e phrasal verbs em todas as questões do exame Oral. Você pode se preparar ao aprender 4 ou 5 idioms que estão relacionados com os tópicos comuns do exame oral. Tópicos comuns da Parte Oral do IELTS incluem trabalho, estudo, casa, alimentação, exercício e saúde.

 

#4 – Se você ficar nervoso, use isso como uma oportunidade

Vamos imaginar que você está no meio da parte Oral 3 e você acabou de receber uma pergunta do examinador. De repente te dá um branco, e você não consegue pensar direito. Você começa a se sentir ansioso. Aqui vai o que você deve fazer:

  1. Respire profundamente, sinta seus pés no chão
  2. Observe o que está acontecendo
  3. Articule o que está acontecendo: esta é uma oportunidade onde você pode mostrar ao examinador que a sua capacidade de comunicação é flexível e você pode até conseguir aumentar a sua pontuação nesse momento. Tente usar um idiom como “My mind just went blank.”

 

# 5- Não foque em dar a resposta “certa”

Isso é um teste oral. Não se trata de um teste de história ou um teste de seus conhecimentos culturais. Não há respostas certas ou erradas. O examinador só está preocupado com o quão bem você se comunica. Se você não tiver informações na ponta da língua para responder diretamente à questão, pense em como a questão se relaciona com você e conte uma história pessoal. Tente amarrá-la à pergunta original o quanto você puder.

 

Lindsay McMahon e Jessica Beck são cohosts do conhecido podcast IELTS Energy from All Ears English. Lindsay e Jessica dão instrução, motivação e inspiração para os alunos em preparação para o exame IELTS quatro vezes por semana. Elas também oferecem um curso chamado 3 Keys IELTS Success System onde elas dão as estratégias e plano de estudo que você precisa para uma nota 7 ou mais. Clique aqui para obter o 7 Easy Steps to a 7 or Higher on IELTS.

Ana