Como Falar Inglês, Lição 6: Relaxe!


Relaxe. RELAXE! Relaxou? smile

Agora sério. Eu dediquei uma lição a esse assunto porque isso é super relevante. O assunto “falar inglês” causa sensações que variam entre uma ligeira ansiedade e terror generalizado. É claro, tem gente que não vê problema nenhum. Mas o nosso sistema educacional estimula o nervoso com provas, chamada oral, passar de ano ou repetir, fracasso e sucesso.

 

Por que o nervoso?

Às vezes a gente sente nervoso para falar em português. Se você já falou em público ou já teve que fazer uma apresentação na frente de um monte de gente, sabe o que é isso. Em inglês, piora, porque a maioria dos alunos está contando com a memória pra conseguir lembrar as palavras certas na hora certa.

Sabe que até o fator do “nervoso” foi medido e estudado pelos experts em aquisição de línguas? Os resultados não são nenhuma surpresa: baixa ansiedade num ambiente sem pressão resulta em aquisição muito mais eficaz.

Nervoso não acaba de uma hora para outra. Mas o que eu posso te dizer é que quanto mais você fizer listening da maneira que descrevo nesse e-curso, mais inglês você vai adquirir. Isso significa que com o passar do tempo, você vai diminuindo a dependência da memória, porque as palavras, expressões, frases começam a aparecer na sua mente na hora em que você quer expressar aquela ideia. Não é mágica nenhuma, é só o processo de aquisição acontecendo.

Não se esqueça, você é fluente em português. Você adquiriu português usando os mesmos princípios de aquisição natural que eu estou descrevendo aqui. Você tem todo o tempo do mundo para ouvir o que quiser, quantas vezes quiser. Acabou a pressão.

 

Algo que você pode tentar

Se fosse fácil relaxar, ninguém ficava nervoso. Se você se sentir sob muita pressão, aqui vai um exercício simples que talvez ajude a clarear a mente. Vamos dizer que uma das coisas que martelam na sua cabeça seja Eu não vou conseguir falar inglês.

  • É melhor escrever o pensamento num pedaço de papel primeiro (para você não se distrair)
  • Pergunte-se se é verdade mesmo que você não vai conseguir falar inglês. Seja honesto: você consegue saber com certeza absoluta que isso é verdade? Só vale Sim ou Não.
  • Perceba o que acontece quando você tenta aprender inglês nesse estado, acreditando que não vai conseguir… Interessante perceber isso. Fica tenso? Irritado? Dá até dor de cabeça? Não entra nada?
  • Agora, imagine por alguns momentos o que seria a sua vida se você nunca mais conseguisse pensar Eu não vou conseguir falar inglês, quanto mais acreditar que é verdade. Sinta por alguns momentos o que seria a sua experiência frente ao inglês se você não conseguisse sequer ter esse pensamento (que por sinal você não tinha, quando era pequenininho).

Faça esse questionamento com os seus pensamentos mais estressantes, como “falar outra língua é difícil demais” e até com “eu PRECISO falar inglês a qualquer custo”. A tensão que a gente sente quando acredita nisso acaba se tornando o maior empecilho para o que a gente quer. E não tem problema se o pensamento voltar, questione de novo se quiser. Essas perguntas podem te abrir os olhos e mostrar que a Terra não vai rachar no meio e o buraco te engolir caso você não fale inglês nesse momento!

E mais uma coisa – se você enjoar de ouvir inglês, é melhor parar por uns dias e depois pegar de volta. Não se sinta nem culpado, isso acontece com todo mundo. Não tem hora que você não quer ouvir nem português?

Vá para a próxima lição desta série

Ou para as anteriores:

Lição 0

Lição 1

Lição 2

Lição 3

Lição 4

Lição 5

Ana

Leave a Comment:

Leave a Comment: