Estratégias de aprendizagem de vocabulário inglês (parte 1) – Inglês Online

Estratégias de aprendizagem de vocabulário inglês (parte 1)

By rogerio | Lições de Inglês

Jun 03
Estratégias de aprendizagem de vocabulário inglês (parte 1)

Rogerio Paes Costa tem 28 anos, é professor de inglês desde 2003 e possui especialização em tradução (inglês-português). Atualmente, dá aulas particulares em São Paulo e agora é também colaborador regular do Inglês Online.

Hi there!

Depois da introdução sobre Use of English e Brazilian English, chegou a hora de colocar a mão na massa. Let’s get down to practice!

É muito importante que todos nós que estudamos inglês (inclusive nós professores, “eternos alunos”) tenhamos em mente o papel da nossa autonomia no aprendizado. O tempo em sala de aula (ou outro tipo de estudo formal) é sempre limitado e insuficiente para uma aprendizagem eficaz.

Para o crescimento e desenvolvimento do nosso vocabulário são necessárias nossa dedicação pessoal e a utilização de estratégias de aprendizagem eficientes. Para isso precisamos nos conhecer como aprendizes. São diversas as estratégias que existem e a única pessoa que pode determinar quais são as mais adequadas é o próprio aluno. Pois cada um de nós aprende de forma diferente.

Hoje começaremos a tratar de algumas estratégias de aprendizado de vocabulário, com alguns exercícios práticos para que você possa “testá-las” e decidir quais delas você adotará a partir de agora. Pesquisas já demonstraram que os “melhores” alunos de idiomas são aqueles que adotam essas estratégias, ainda que de forma inconsciente.

1) Listas de Palavras – My Vocabulary List

As listas são especialmente úteis no início do aprendizado. Mas lembre-se que não se trata apenas de memorizar uma série de palavras (a memorização é válida, mas é apenas uma pequena parte do real aprendizado). Escrever, por exemplo, as palavras novas de cada aula em uma espécie de diário ajuda o aluno a “internalizar” aquela porção de linguagem a que ele está sendo exposto. Você pode organizar seu caderno de vocabulário com diversos recursos adicionais:

  • além da tradução, escreva uma frase com a nova palavra ou expressão e, de preferência, utilize-se de um fato real da sua vida. Essa relação nos ajuda a “apreender” significados. Por exemplo:

FIANCEÉ = noiva

Gisele is my beautiful fianceé                (ela realmente é!)

  • Devido à irregularidade de pronúncia do inglês, é importantíssimo aprender a pronunciar cada nova palavra corretamente desde o início. Para indicar o stress (sílaba mais forte), por exemplo, você pode sublinhá-lo:

“That police officer was arrested yesterday”

  • Procure agrupar as palavras em conjuntos (objetos, profissões, comida etc), pois pesquisas indicam que nosso cérebro faz isso com nosso vocabulário desde a infância.
  • Caso você esteja estudando formalmente, inclua também palavras que você encontra fora da sala de aula. Lembre-se que a aula deve ser apenas uma parte do seu contato com o idioma.

 

2) Figuras – My Picture Dictionary

Especialmente para alguns tópicos, como “partes da casa”, “partes do corpo humano” etc., uma estratégia bastante comum é a utilização de figuras ou desenhos – veja aqui um exemplo. Você pode desenhar em seu caderno ou pesquisar figuras em jornais, revistas e, é claro, na internet.

3) Definições – My English Dictionary

Para alunos a partir do nível pré-intermediário, uma estratégia bem simples e muito efetiva é criar seu próprio dicionário. Nele, o próprio aluno redige, em inglês, as definições das novas palavras:

waiter –  somebody who works at the restaurant.
bank –  a place where you keep your money.
cell phone – a thing which you use to talk to your friends.

 

Você já usa alguma dessas estratégias? Pretende começar a usar alguma delas?

INGLÊS NA PRÁTICA

1 – Crie uma lista de 10 palavras com frases de exemplo que sejam verdadeiras para você. Não se esqueça de marcar a pronúncia (stress).

2 – Pesquise na internet figuras interessantes para um dicionário e publique aqui os links encontrados.

3 – Escolha 5 palavras que você aprendeu e coloque aqui nos comentários. Os outros leitores contribuirão escrevendo as definições em inglês.

Conto com a participação e as sugestões de vocês. Nas próximas semanas veremos mais algumas técnicas de aprendizado de vocabulário.

That’s all, folks! See ya next week!

  • An outstanding share! I have just forwarded this onto a coworker who had been doing a little research on this. And he in fact bought me lunch because I found it for him… lol. So let me reword this…. Thanks for the meal!! But yeah, thanx for spending time to talk about this matter here on your website.

  • Molly says:

    This was so helpful and easy! Do you have any arcielts on rehab?

  • nome indentificavel says:

    ops mal dez e explicaçao obrg em

  • nome nao indetificavel says:

    olha gostei muito da sua explicalao bom fasso engules na skill e sou louco por engules nota des rogerio parabens!!!

  • elias says:

    as formas de aprender ingles sao as seguintes:assistir filmes com audio ingles e legenda em portugues,aprender em estagios porque se voce tentar aprender uma coisa ali outra aqui voce nao vai entender ou vai demorar mais pra aprender nao só isso cante musicas em ingles e realmente tenha vontade de aprender,um dia voce chega lá

  • Ana Luiza says:

    Hi Patricia!

    Let’s get down to practice! = Vamos para a prática!
    My Vocabulary List = Minha lista de vocabulário
    That police officer was arrested yesterday = Aquele policial foi preso ontem
    waiter –  somebody who works at the restaurant. = garçom – alguém que trabalha no restaurante
    bank –  a place where you keep your money. = banco – um lugar onde você guarda seu dinheiro
    cell phone – a thing which you use to talk to your friends. = celular – uma coisa que você usa para falar com seus amigos
    That’s all, folks! See ya next week! = Isso é tudo, pessoal! Vejo vocês na próxima semana
    Thanks a bunch = muito obrigado

  • Patricia says:

    starting (sorry)rsrsrs

  • Patricia says:

    Hi teacher,

    Can you write the meaning english phrases this
    lesson? Like a let´s get down to pratice, thank´s a buch and others?

    I realy like this lessons, I´m begging study the english.

    Thank you.

  • André says:

    Olá, estou indo daqui uns 5 meses para a Australia, e sinceramente falo muito pouco de ingles. estou com um certo receio, ja que alem de nao falar bem a lingua conheço a fama do ingles australiano, preciso saber alguma forma de nesses 5 meses que tenho até a viagem aprender oque realmente necessito para ficar tranquilo, e alguma dica de como compreender o que o outro fala. o que eh minha maior dificuldade.
    obrigado

  • João Araujo da Silva Filho says:

    Legal! Sou Pedagogo e professor de ensino médio de escola pública,gostei das sugestões. Fiz um curso de inglês presencial e com recursos audiovisual e mais inglês instrumental I, II e III quando cursava pedagogia mas preciso me especializar mais em pronûncia. Gostaria de mais sugestões de extratégias de ensino para que possa passar aos meus alunos. Grato. Um abraço

  • Isabel Necchi says:

    Olá! Este ano estou dando aula de inglês do 6º ao 9º ano, mas não tenho formação para isto. Sou professora de séries iniciais. Estava muito apavorada! Mas tuas dicas foram muito úteis. Obrigada!

  • carla says:

    ola o ingles e a lingua mais facil

  • wanderson says:

    ola, preciso muito praticar o ingles, aprender, na verdade, nao tenho quase nada em mente, o que podes fazer pra me ajudar, grato.

  • ooLÁ MEU NOME É [O12547][OGRTJBGH][BUERNEY][ASTA LAS VIATAS]
    E EU GOSTEI DO CONTEUDO!!!!!!:) :’)

  • Cristina says:

    Eu já estou em um nível bem adiantado, mas ainda faço muita confusão com os chamados Present Perfect Progressive, Present Perfect Tense, enfim em todas as suas formas; também nas preposições que sempre troco.  Qual a maneira mais fácil de aprende-los sem cometer erros.
    Muito obrigado e um abraço.

  • Rochele says:

    Olá!

    Adorei as dicas, estou iniciando um curso de inglês e enfrentando várias dificuldades no aprendizado, sem dúvida o calendário de vocabulário vai ajudar muito, já vou colocar em prática!

    Um abraço.

  • Tamara says:

    ALO,TIREI O CURSO DE INGLES A BASTANTE TEMPO, E POR NAO PRATICAR PERDI QUASE TODO O VOCABULARIO, TENTO FALAR MAS ACABO COMETENDO MUITOS MISTEQUIS, QUAL A MELHOR FORMA DE VOLTAR A PRATICAR?

  • Eliny Dias says:

    Olá,

    Tenho 26 anos, e não consigo me lembrar do inglês que aprendi no estudo fundamental. Estou precisando muito aprender, mesmo que seja só a gramática. Qual é o melhor método para estudar em casa? Por onde começo?

    Desde já obrigada e aguardo respota,

    Eliny Dias

  • Rogerio says:

    Hi Diogo!

    Thanks for the feedback! smile

    Você é quem determina o número de palavras novas por dia/semana/mês… Esse calendário é apenas um dos tipos de “caderno de vocabulário”.
    Você pode, por exemplo, usar uma página para phrasal verbs, outra para expressões idiomáticas, outra para gírias… ou uma por tema… enfim, as possibilidades são inúmeras!
    Gostaria que vc partilhasse conosco, após uma semana, como você fez e como foi a experiência… smile

    Keep practicing and good luck!

    Rogerio

  • Diogo Lopes says:

    O calendario em PDF é interessante.
    Mas por ele , voce aprenderá 31 palavras por mes.

    A ideia é essa? (estou me limitando ao calendario)

    muito obrigado

    Diogo

  • >