Você sabe ‘falar’ a gramática inglesa? 5 sugestões para passar os exercícios do papel para a fala

By Ana | Dicas de Pronúncia Inglesa

May 31
Gramática inglesa

Hi everyone! Aqui é a Ana Luiza, e hoje venho com um artigo que dá sequência ao da semana passada, onde introduzi uma série sobre fala e pronúncia inglesa. Dessa vez escrevo sobre algo que acontece com frequência durante o aprendizado de uma língua estrangeira: um certo descompasso entre o nível da compreensão escrita e o nível da fala. Ou seja, conseguimos resolver exercícios escritos, mas na hora de dizer aquele mesmo conteúdo, a coisa complica.

Mas se você está realmente motivado para conseguir falar melhor, aqui vão algumas sugestões para não deixar a peteca cair caso não tenha prática suficiente durante suas aulas, ou caso estude sozinho – são coisas que eu e outros professores e alunos usamos e que talvez funcionem para você.

1. Pratique os exercícios do livro oralmente

Aproveite e use exercícios de seus workbooks e gramáticas – aqueles que pedem para você escrever a resposta – para praticar falando. Tem muito exercício nos livros que é super interessante para prática oral – eles foram feitos para você treinar uma estrutura no papel, mas depois que você já; “pegou” o funcionamento, é hora de falar.

Exercícios com imagens, que envolvem fazer uma descrição ou estabelecer relações entre pessoas ou objetos são ótimos para isso. Por exemplo, quase todo livro de inglês básico tem uma árvore genealógica mostrando relações familiares. Que tal escolher uma das pessoas da imagem (aqui nesse exemplo, um homem chamado Richard) e praticar algo assim em voz alta:

– Who is this woman?
– This is Kate. She is Richard’s wife.

– Who are these people?
– These are Bill and Alice. They are Richard’s parents.

2. Não está entendendo a gramática? Escrever pode ajudar

O contrário também funciona. Às vezes, ainda não tivemos tempo de absorver uma nova estrutura gramatical, e aparece à nossa frente um exercício oral. Claro, é praticando que se aprende – mas se você se sentir emperrado e fizer os mesmos erros várias vezes, tente escrever as respostas do exercício primeiro.

Nossa mente trabalha a um milhão por hora e em geral pensamos muito mais rápido do que conseguimos falar. A escrita força a nossa mente a desacelerar e focar no papel – não há tanta ansiedade envolvida na hora de escrever como geralmente acontece quando queremos falar. Com nosso foco no que estamos escrevendo, existe uma boa chance de algo que não estávamos conseguindo entender ficar claro, e de termos um daqueles momentos “A-HA! Agora entendi.”

Por exemplo, uma vez eu estava fazendo um exercício oral com um aluno que envolvia olhar várias pessoas e objetos e dizer de quem era o objeto. Era mais ou menos assim:

– Whose wallet is this?
– It’s Ken’s.

– Whose glasses are these?
– They’re Mike’s.

They e these já tinham aparecido em lições anteriores, mas na hora de usar tudo junto saía they quando era these, it quando era this e por aí afora. Na cabeça do aluno, ainda não estava claro que this e these eram demonstrativos, e que it e they faziam a função de pronomes sujeito.

A solução? A lição de casa do aluno foi escrever o exercício, começando com sentenças afirmativas que esclarecessem a função de this, it, these e they – eu dei o exemplo e ele fez o resto:

This wallet is Ken’s.
It is Ken’s.

These glasses are Mike’s.
They are Mike’s.

Depois que ficou clara a diferença entre this, it, these e they, a próxima lição do aluno foi escrever todas as perguntas e repostas – a partir daí, ele “pegou” a coisa e isso se refletiu em sua habilidade de falar.

3. Faça a imagem mental do que você está dizendo

O inglês tem várias estruturas parecidas com as do português, mas também tem muita coisa que não é intuitiva como o possessive case (Paula’s car = o carro da Paula) e mesmo os adjetivos possessivos (her car = o carro dela).

Quando dizemos em português o carro da Paula ou o carro dela, formamos uma mistura de imagem e sensação que representam o carro, a Paula e a ligação entre os dois.

Só que como falamos português desde que nascemos, isso é tão automático que às vezes passa despercebido. Comece a fazer isso quando estiver praticando inglês também: imagine a situação que representa exatamente o que você está dizendo e acostume sua mente a criar a conexão.

4. Transponha a gramática para a sua vida

Outra coisa que pode ajudar você a absorver novas estruturas é pensar em como você usaria as funções da língua que vem aparecendo nas aulas de inglês se, em vez de falar português durante o seu dia, falasse inglês.

Na minha experiência, conectar a nova língua com a sua vida no dia-a-dia é algo que pode ajudar a aumentar a sensação de familiaridade. Pense nas conversas que você teve durante o dia de hoje ou ontem – em que momentos você teria usado – pegando um tópico bem “popular” – o simple past e o present perfect?
Imagine o contexto da conversa e tente aplicar o que você está estudando para passar a conversa para o inglês.

Por exemplo, na semana passada, eu tive um diálogo assim com uma amiga:
(amiga) Já comprou o presente da Marcia?
(eu) Ainda não. Fui na loja hoje de manhã e estava fechada.

Se esse diálogo fosse em inglês, poderia ficar assim:

(amiga) Have you bought Marcia’s present yet?
[ela está perguntando se já fiz uma certa coisa ou não (comprar o presente da Marcia), sem falar exatamente do momento em que foi feito – perfeito para usar o Present Perfect]

(eu) Not yet. I went to the store this morning and it was closed.
[eu digo que ainda não, pois fui à loja e ela estava fechada, hoje de manhã – Simple Past]

5. Ouça muito, repita muito

Por fim, ouvir (e repetir em voz alta) a língua falada por nativos com frequência e foco é fundamental. Se você tem livros com diálogos em áudio que giram ao redor do que você está estudando, ótimo! Outra possibilidade é olhar as sugestões de sites com áudio básico e usá-los nos estudos, ou ainda participar de redes sociais voltadas para aprendizado de línguas como LiveMocha.com ou KanTalk.com.

É importante ter o cuidado de usar a pronúncia correta na hora de estudar para não se acostumar a falar errado – se você não tem um professor à disposição para tirar dúvidas, use sites como Answers.com para ao menos verificar o som de palavras.

Mas nos próximos artigos vou falar mais sobre prática com áudio e as tais redes sociais – aguarde! E você? Alunos, professores – o que vocês fazem para conseguir ‘falar’ a gramática? Quais são suas dificuldades?

Ana
Nayara Fernandes 29/05/2012

Eu estou começando a tentar aprender inglês hoje (com 17 anos) e pelo que eu estava pesquisando, basicamente eu tenho que tirar 3 horas por dia para estudar o idioma. Enfim, a ideia que eu tive para eu começar a entender e a falar esse idioma foi de pegar uma música por dia ( de preferência uma que eu goste), passar para o caderno sua letra, traduzir com ajuda do que eu já sei + dicionário e depois escutá-la acompanhando a letra e a tradução, para que eu possa estar cantando ela corretamente o dia inteiro.
PERGUNTA: você acha que no prazo de 2 anos , com esses exercícios eu consigo escrever e falar inglês corretamente?

PARABÉNS PELO SITE!!!

Debbie 18/04/2012

Olá Ana, tenho uma dúvida: No exemplo que você deu acima sobre quando uma amiga pergunta a outra se ela já havia comprado o presente: Have you bought Marcia’s present yet? No lugar do yet será que eu poderia usar already? Sei que o yet é usado em questões mas há exceções nessa regra? Obrigada pelas dicas! Bye

charles 01/03/2012

thank you very much indeed by all of your advices and I’ll wait for yours next ones !
I’m studying alone, then, I need to get some piece of advices, sometimes .
Bye !

D. Leal 29/01/2012

Obrigado pelas dicas e por referir as redes sociais para aprendizados… Realmente se o povo perdesse mais tempo neste tipo de redes sociais em vez do facebook ganharia muito mais :)

João Paulo 04/04/2011

Muito interessante as dicas, estou iniciando o curso de ingles, e em uma das dicas é exatamente o que a instituição procura se basear, associando a palavra a imagens.
Se tiver algum site com mais praticas nesse aspecto sera de grande ajuda.

mariana 18/03/2011

eu gostei de ler a gramatica e achei interessante, ela contem varios tipos de comunicação mas gostaria de aaprender mais!

pollyanna 07/03/2011

muito boas as dicas mas nao era o que eu estava procurando que pena

Ana Luiza 15/08/2010

hi Bruna – obrigada por comentar – ótimo! Legal o que vc está fazendo. Não deixe de ler “Como Falar Inglês” (barra lateral)

Bruna 14/08/2010

Essas dicas são ótimas… Eu não digo que eu falo bem em inglês, mas estou me esforçando, e o que eu estou fazendo para praticar, é assistir filmes legendados(com a legenda em inglês) e repito o que eles dizem no filme, assim eu vejo a cena e gravo melhor… É claro que eu assisto a fala em português e depois em ingês pra mim saber do que se trata né… Não sei pra vocês mas pra mim eu estou achando bom…

Ana Luiza 11/07/2010

OI Diva – comece por aqui
https://www.inglesonline.com.br/como-falar-ingles-as-dicas-essenciais

Essa série fala exatamente o que vc tem que fazer pra chegar a ter progresso na fluência. Não é uma série pra “leitura”, é uma série de passos que tem que ser colocados em prática pra que algum resultado apareça. Coloque em prática o que digo lá, e continue colocando em prática todo dia, e com o tempo vc vai ter resultados concretos – OK?

Diva Satanica 11/07/2010

Ah na verdade eu tenho vergonha de falar inglês com outras pessoas, e às vezes eu meio que me perco na compreensão oral, faço curo na Cultura Inglesa, e ainda não melhorei neste aspecto =/…

mayara 14/06/2010

Euu adoreii..
vcs esplicam direitinho.
Mais cade a palavra que eu tava procurando??.
Eu não achei a palavra (they)…
Me ajuda ate o dia 18/06/2010..kk..
por favor. vou levar uma bronca da professra..kk..

silas 13/05/2009

gostei muito das dicas mais queria masi dicas sobre saber falar em inglês

lucas magalhaes 01/04/2009

tem alguém que sabe algum site que traduz em ingles ai ???

lucas magalhaes 01/04/2009

tem alguem q pode me ensinar a falar em ingles ai ???

mariana 16/03/2009

gosto muito deste site porque tem tudo e dam dicas boas e fixe

Roberta 22/01/2009

Oii =)
Eu faço curso de inlgês que a minha paixão, quando era menor e não fazia curso ficava inventando palavras em inglês pra brincar com a minha prima.
E depois do curso isso não foi mais necessário, mas ainda tenho muitas duvidas de pronuncias, até hoje falava 30(em inglês) errado, mas aprendi qui, é muito legal esse site, esprero poder aprender mais.Espero também tirar minhas duvidas de past simple, past participle, simple past… esses tempos verbais. rs*
abraços wink

Nancy 22/01/2009

Tinha muitas dúvidas em como pronunciar certas palavras e estas dicas foram muito importantes para mim obrigada.

Luiz dos Santos 25/12/2008

Sou estudante de Letras/Português/Inglês de 49 anos e tenho muita dificuldade de montar frases em Inglês. É a primeira vez que acesso este site. Para mim foi excelente, espero fazer deste espaço uma sala em minha casa para melhorar meu Inglês. Estou fazendo faculdade e não posso pagar aula de Inglês por fora. Thank you (Muito Obrigado).

Jéssyka França 13/10/2008

hello !!!

Ola pessoal adoreeeeeeeeeei este site sou xonadinha no Ingles e tbm falo um pouco
bjs

mary 29/08/2008

oi gosto muito de ingles eu ja cantei na escola eu ganhei em 1 lugar. a musuca era, you are the music in me portu voce é a musica em mim. beijo da mary

EDILSON MARCOS 26/08/2008

Hello to everyone, my name is Edilson Marcos but you can call me just Marcos, i like very much to study english and today i found this wonderful site, it for certain is helping many peoples. ME, for example.God bless you.
 
    sincerly,  Marcos from são paulo- brasil

Bruna 15/08/2008

Oi…meu nome é Bruna tenho 15 aninhos,sou apaixonada com o ingles em si mas tenho muita difuculdade na fala,porisso fiquei muito feliz de ter encontrado esse site. Gostaria que vc colocasse tipo um tradutor diferente dos outros

ex: Vc é linda
o certo seria –  you are beautiful

mas como se “fala”- iu arbiurifou
mais ou menos isso se vc me entende…

espero Resposta
BijoO

ana andrade 17/07/2008

ola, passei por aki ,a deixar o meu comentario de agradecimento.Pois ,gostei muito de mais esta liçao de ingles.E sempre uma mais valia para quem ,so agora aos 40 anos,se ,decidiu a aprender ingles. estou satisfeita com as dicas.E uma pagina que merece divulgaçao. Obrigada pelo vosso apoio.

Carmen Bastos 24/06/2008

Sou professora de inglês para adolescentes e gostaria de screver alguns artigos para ajudar no ensino-aprendizagem. Posso enviar ou é preciso algum cadastro?

Agradeço

Carmen Bastos

marly cristiane correia 21/06/2008

Ola, eu adoro falar ingles e escrever e ouvir, mas eu tenho muita vergonha porque eu tenho medo de errar. Eu sei que eu sei muitas coisas mais eu mesmo me bloqueio, o que eu faço para melhorar isso? Meu sonho e ir para os estados unidos, canada, toronto para estudar la. Me ajuda por favor e poderia me idicar um bom livro de gramatica? bjs, desde ja agradeço

kaewan 20/06/2008

Hi, I am Kaewan from Bom Jesus da Lapa-Bahia, Brazil , it’s fantastic the way you make things clear for us.

  Many thanks for you and your staff!!

Ana Luiza 19/06/2008

Oi Rosie
Que bom que vc já fala bem! Como vc aprendeu?
O que eu pessoalmente recomendo para melhorar a escrita é ler muito, e depois de pegar o hábito de ler praticar escrevendo.

rosie 19/06/2008

tenho muita dificuldade em usar a gramatica na escrita, eu ja estou falando muito bem o ingles, mas estou tendo dificuldades de escrever corretamento. gostei das dicas, mas gostaria de mais informacoes p/ quem fala ingles, mas nao escreve a gramatica corretamente, essa ligacao em escrita/fala ou vice-versa, tem sido um dos grandes desafios p/ nos, estudandes de linguas.
obrigado por sua dedicacao, este site tem me ajudado muito.

elisangela 08/06/2008

estava procurando tirar algumas duvidas sobre o inglês. Estas dicas foram muito boas.
obrigada.

maria conceição farias 05/06/2008

Li as informações sobre os cursos e acho que é importante o uso da gramática.

Comments are closed