Brinque um pouco com a app do Google Search: ela entende seu inglês?

By Ana | Lições de Inglês

Dec 22
Brinque um pouco com a app do Google Search ela entende seu inglês

Hi, everyone!

A dica de hoje é uma coisa divertidinha pra quem tiver iPhone, iPad, iPod, ou celular ou tablet com Android: a app do Google Search.

Obs.: Eu usei aqui as telas da app no sistema iOS para exemplificar seu funcionamento. No Android as telas são um pouco diferentes, mas lá a app também oferece a funcionalidade Voz (clique em Settings ou Configurações para escolher o Idioma, conforme eu descrevi abaixo.)

COMO FAZER

Vá lá na App Store no iOS ou Play Store do Android, busque Google Search e instale.

Olha a cara da app em sistema iOS:

app Google Search:

 

Clique lá em cima no ícone da engrenagem, que vai para Settings (configurações). Ali, clique na “Pesquisa por voz” para ativá-la, e para selecionar também o idioma Inglês!

selecione o idioma inglês

Feito isso, dê OK e clique no microfonezinho, que fica embaixo na tela de pesquisa. Para quê? Para falar o que você quer saber, em vez de digitar!

Como o idioma foi mudado para inglês, a app está pronta para receber a pesquisa em inglês, é claro. Ao tocar no microfone, a app vai instruir você a falar o que quer pesquisar. Tente uma palavra ou pergunta simples… como How are you? Dependendo do que perguntar, ouvirá uma resposta gravada em áudio. Quando eu disse “How are you?”, ouvi “Empathy is an admirable trait, but misdirected when applied to machines” :-)

E SE ELA NÃO ME ENTENDER?

Vai ser legal você perguntar algo em inglês e ver que a maquininha entendeu e te respondeu, né? Se ela não entender, pode ser, é claro, que a sua pronúncia esteja diferente do inglês nativo. Mas pode ser também uma imperfeição no reconhecimento de áudio da própria app: pra verificar como ela ainda dá bola fora, mude o idioma para português do Brasil e diga para ela buscar algumas coisas em português. Em algum momento você vai constatar que tem coisa que ela ainda não identifica corretamente.

MEU EXEMPLO

Um exemplo… Com o idioma configurado para inglês, eu perguntei usando a busca por voz “Where is São Paulo?”, pronunciando São do nosso jeito mesmo. A app entendeu “Where is some Paulo?”. Em seguida eu perguntei novamente “Where is Sao Paulo?”, mas dessa vez falando que nem estrangeiro – quem já ouviu americando dizendo “São”? Sai mais ou menos “Sáu”. Não é que a app entendeu e me devolveu a tela abaixo, e ainda disse Here’s a map of SÁU Paulo, Brazil?

Sao Paulo map

 

USUÁRIOS DE ANDROID
No meu tablet Android, as telas iniciais da app foram diferentes das do iOS na primeira vez que acessei. Na segunda, já apareceu direto o campo de pesquisa com o microfone ao lado (e não embaixo, como no iOS). Acessei as Configurações clicando no meu menu do Android (cada versão de Android tem um tipo de menu, pelo que sei). Ou seja, é diferente do que mostrei aqui para iOS, mas dá pra fazer a mesma coisa!

Essa é a tela da app Google Search no meu Android (versão 4 e alguma coisa):

app Google Search em Android

Conte das suas buscas! O que você perguntou? Como foi? Don’t take this so seriously – have fun ;)

Ana

Oi Ana,

Li a sua dica e fiquei alguns minutos tentando fazer a app do iOS entender o meu Sao Paulo (cem acento), no final consegui. É realmente uma boa forma de avaliar a pronúncia, essas apps vão evoluir cada vez mais, acredito que no futuro elas vão chegar a um nível de reconhecimento altíssimo.

Obrigado por postar.

Keep up the good work!

    Ana 11/01/2013

    Achei muito engraçado, mas faz sentido ser assim. Vou ver se lembro de fazer o contrário- com o idioma setado pra português, perguntar Onde é Philadelphia, essas coisas..

fernando 10/01/2013

Amazing tip!

I think so hard to find good options to improove speaking.

Thanks a lot.

Giovana 23/12/2012

Poxa infelizmente não consegui ACHAR o Google Search que eu encontrei não tinha nada a ver com o seu nem a opção configurações, ah meu celular é um Android…

    Ana 23/12/2012

    Peraí – você conseguiu achar o Google Search, então?

    O que vc não conseguiu achar? Não entendi bem pelo seu comentário.

    No Android eles colocaram umas telas diferentes no início, mas na segunda vez que acessei já vi o microfone ao lado do campo de pesquisa.

isabel 22/12/2012

os pobres que não tem iPhone e companhia não pode brincar, sacanagem

    Ana 23/12/2012

    ih, Isabel, não se preocupe pois na Internet dá pra fazer um mundo de coisa mesmo sem iPhone e cia. Em breve tenho certeza que o Google coloca reconhecimento de voz na Pesquisa web.

      Leandro 10/01/2013

      no windows 8 ja tem esse google search tbm pessoal =], ja me diverti pra burro pesquisando em ingles xD.

      Célio Augusto 10/01/2013

      Em breve? rsrsrs… na verdade o Google Search (Voice Search) migrou para os dispositivos moveis.

      O Voice Search é um plugin para o navegador do Google o Google Chrome. Recomendo usar estas 3 ferramentas no PC: Google Chrome, Voice Search e Google tradutor. Da para brincar pronunciando para o Google tradutor, sera digitado no box de tradução o que o Google entender.

      O reconhecimento de voz do Google só funciona no navegador Google Chrome

      Ana 11/01/2013

      Pronto. Resolvido :)

Comments are closed