“Professora, eu não tenho com quem conversar em inglês!”

By Ana | Aprenda a Aprender

Jun 05
Professora, eu não tenho com quem conversar em inglês

Olá! No vídeo de hoje, eu te dou uma super dica para encontrar alguém que vai estar super disposto(a) a conversar em inglês com você. A transcrição do vídeo está logo abaixo, para quem preferir ler ou não puder assistir.

Não perca o vídeo, assine o canal no YouTube e por favor envie para aquele seu amigo ou amiga que está precisando de um “up” no inglês!

(Você pode também clicar aqui para assistir o vídeo no site)

Agora, corra no canal Inglês Online no YouTube e assista meus outros vídeos.

Clique aqui para acessar a série de dicas Como Falar Inglês

E aqui para acessar o vídeo “Preciso praticar inglês para não perder. Será mesmo?”

 

Transcrição do vídeo

Oi, eu sou Ana Luiza do inglesonline.com.br e hoje eu falo com você sobre um pedido frequente que recebo dos leitores: “Professora, eu estou aprendendo inglês, eu gosto do inglês, eu estou fazendo progresso… mas eu não tenho com quem praticar, com quem conversar em inglês. O que você sugere?”

Bom, gente… Em primeiro lugar, eu preciso sempre dizer que não recomendo focar muito, ou a maior parte dos seus recursos – tempo, dinheiro, energia – em só praticar conversação sem que você esteja também fazendo ao mesmo tempo uma boa rotina de listening compreensível, pra estar ocorrendo a aquisição. É uma coisa que vai facilitar demais a sua prática de conversação.

Eu não vou entrar muito em detalhes sobre isso. Eu já fiz um vídeo só sobre isso; vou colocar o link aqui embaixo. Mas vamos lá:

Pense no que está envolvido quando você vai conversar com alguém. Pense em como é quando você vai conversar com uma pessoa que você já conhece, com quem você é super familiarizada – por exemplo, alguém de sua família ou um amigão seu. E agora pense em como é quando você está falando com alguém com quem você não tem muita intimidade, e vamos dizer que seja uma situação mais formal. Por exemplo: uma entrevista de emprego, uma reunião no trabalho, uma apresentação que você está fazendo.

Em qual dessas duas situações é mais provável que você gagueje ou até esqueça o que estava falando? Pois é. Todo mundo sabe que é na situação mais formal, ou então quando você está falando com alguém com quem não tem muita intimidade, ou tentando, vamos dizer, convencer alguém de alguma coisa.

Nosso estado emocional influi em tudo que a gente faz, tudo que a gente fala. É por isso que eu acho legal, acho bom mesmo, uma pessoa começar a conversar com outras em inglês. Primeiro, para se soltar um pouco, pra quebrar um pouco esse gelo, e pra ver também que isso não é um bicho de sete cabeças.

E principalmente pra ouvir o som do própria voz falando inglês e, vamos dizer assim, “fechar esse ciclo” porque, no final das contas, a maioria das pessoas quando aprende inglês… O que ela quer mesmo é conseguir se comunicar – compreender, ser compreendido. Então você conversar com alguém é meio que a coroação do processo.

Claro que você pode sempre encontrar alguém na sua rua ou um colega de classe pra praticar o inglês, mas com brasileiro, sempre tem aquele perigo de se distrair, escorregar pra português – nem sempre funciona.

Então eu fui online, e fui atrás de alguns sites onde você encontra “language exchange partners”. “Language exchange” quer dizer, literalmente, “troca de línguas”. Eu encontrei um que é bastante conhecido e tem ótimas recomendações: My Language Exchange. Você está vendo o link [aqui] no vídeo.

Esse foi o primeiro que eu encontrei, e na Home do site – pelo menos quando eu olhei, era alí na Home – você pode especificar de onde é a pessoa que você está procurando (a língua nativa, é óbvio), e qual língua você quer que ela esteja aprendendo. Por exemplo, você pode dizer: eu quero um americano do estado da Califórnia que esteja interessado em aprender português.

Nesse site, no mylanguageexchange.com, você tem que criar um perfil (login e senha), e pra entrar em contato com as pessoas, tem que pagar uma taxa mensal de seis dólares ($6), que eu acho bastante em conta. Vale bastante a pena, porque você tem um mês pra entrar em contato com um monte de gente. Pra entrar em contato, você precisa pagar essa taxa.

Tem outros sites também que são bem recomendados: Conversation Exchange, que pelo que eu pude ver, é totalmente gratuito. Eu encontrei também o iTalki, que tem alguns serviços gratuitos e tem também alguns serviços que são premium (você paga uma taxa). Mas se você quiser fazer sua própria busca no Google, a frase que eu usei é “language exchange partners”.

Então, dê uma tentada se você estiver procurando gente pra dar uma praticada. Você encontra com a pessoa – provavelmente, vocês combinam de se encontrar pelo Skype. Você conversa um pouco em inglês, depois vocês trocam pro português e assim as duas saem ganhando.

Bem, essa foi a dica de hoje! Eu sou Ana Luiza do inglesonline.com.br. Assine o canal pra você não perder nenhum vídeo e se você conhece alguém que vai se beneficiar, por favor, mande o vídeo pra pessoa.

Até a próxima. Tchau!

Ana
jpals 17/10/2016

http://www.letspal.com <= i advise this website

Bruno 13/07/2015

Good one Ana Luiza. Thank you for sharing it.

    Ana 15/07/2015

    No problem :)

Comments are closed