Professor de primeira viagem? Use o programa do About.com para estruturar seu curso de inglês para iniciantes

A Ana Quintanilha enviou um comentário pedindo dicas sobre como estruturar um curso para iniciantes – que material usar? Por onde começar? Todo professor quando inicia aulas particulares (ou até aulas em escola) provavelmente se sente meio perdido mesmo. Aqui vai uma sugestão do Kenneth Beare, do super portal de inglês do About, que pode ajudar bastante: ele preparou um programa com 20 pontos essenciais do programa de inglês inicianteinglês para orientar professores com alunos iniciantes. O quê / quando / como ensinar? Todas as sugestões estão lá, incluindo detalhes de como apresentar e exercitar cada tópico – começando com The Present of the Verb To Be e indo até Present Simple. Em geral, Kenneth sugere muita conversa e uso de imagens e objetos para passar os conceitos básicos do inglês. Outra técnica frequentemente mencionada é o uso de gestos e movimentos, já que ele é americano e não fala a língua dos alunos.

Acesse a página com o programa no site do About

E aqui vão mais algumas sugestões minhas quanto a que material usar:

  • a mais óbvia: se você conhecer outros professores, converse com eles e pergunte o que usam, como fazem, o que sugerem;
  • se possível, visite uma boa livraria especializada em sua cidade (aqui em São Paulo recomendo o setor de livros didáticos da Livraria Cultura) e converse com os vendedores. Pergunte quais os livros mais vendidos, olhe cada um e faça anotações. Vá para casa, pense um pouco e depois volte para dar uma segunda olhada. Talvez a essa altura você já consiga se decidir;
  • busque a Internet usando os termos syllabus, lesson plans, course plan, etc (junto com os termos English ou ESL) e você vai encontrar uma tonelada de informação de quem já passou por isso. Você pode começar olhando o tópico professores de inglês aqui desse site.

Outra coisa: depois que você ensinar o bem básico, não fique só no livro (para quem está curioso, eu uso o Gateways para iniciantes). Aproveite a quantidade de material disponível na Internet para variar os exercícios, praticar de formas diferentes e ampliar vocabulário. E vocês, o que acham? Comentem, e boa sorte!!

Comments

  1. Bruno says:

    Parabéns pela iniciativa e obrigado pelas dicas.
    Vou tentar aprovitar todas para estruturar as futuras aulas!!
    Thank you!!!

  2. Rivani says:

    Olá estou cursando o livro seis de um cursinho de ingles e agora vou começar a ensinar em uma escola e sei da resistencia dos alunos em aprender ingles, principalmente por que não há nenhum atrativo na aula nem material de suporte e gostaria de algumas dicas de como fazer.

  3. pricila dutra says:

    Achei super legal as dicas, também sou professora de primeira viagem e sinto muitas dificuldades em achar material para as minha aulas principalmente por que ensino para crianças do maternal que geralmente ainda não sabem falar direito gostaria de mais dicas de como trabalhas com crianças nessa faixa etaria.
    Obrigado
    Pricila

  4. Pricila, eu sugiro que você olhe o tópico “Inglês para crianças” (procure aí na barra lateral). Há vários sites para crianças. Também tem vários outras sugestões de sites para profs por aqui, vc tem que dar uma nagevada.

  5. Renata Krebs says:

    Achei muito boas as dicas. Estou começando a dar aulas de inglês e me sinto um pouco insegura. Tenho certeza de que estas dicas irão me ajudar muito a encontrar os melhores metodos e exercícios para as minhas aulas.
    Obrigada!
    Renata

  6. Oi Renata, que bom. Bom trabalho pra você!

  7. amei as dicas me audou bastante, espero
    thanks

  8. Pollyana says:

    vou começar a dar aulinhas particulares, inglês básico e o aluno quer mais conversação… como posso introduzir os verbos e algumas partes da escrita?

    • Marcelo says:

      oi
      Pollyana, moro em sp e gostaria de saber. Qto esta a hora aula, ou vc
      combra valor mensal?
      agradeco

  9. thais says:

    oi meu nome é thais com esssas dicas vou ensinar agora com aulas particulares obrigada mesmo
    vc me sugerem começar com alunos de que idade
    eu sou nova pois peço a sua resposta??????????????????

  10. Leide Aparecida Vieira says:

    Oi, Ana!

    Descobri seu blog recentemente e estou adorando esta experiência.
    Uma dúvida que tenho: como encontrar oportunidades para lecionar inglês? Tive uma experiência (temporário) no fim do ano passado e gostei muito, porém estou com dificuldades para encontrar uma vaga nesta área.
    O que você recomenda?

Speak Your Mind

*

Facebook
Inglesonline on Facebook
Twitter Tweets by @inglesonline
iTunes
RSS

Receba as dicas do Inglês Online em seu email…

…e ganhe o PDF 24 Dicas e Atividades do Inglês Online!