English Bites: dica de exercício de tradução para praticar inglês

Apesar de ser pós-graduado em tradução, nunca me dediquei profissionalmente a esse ofício-ciência-arte. Traduzir é uma estratégia muito útil no aprendizado do inglês e já foi-se o tempo que nós professores pensávamos que traduzir é proibido e prejudicial.

A tradução pode sim ajudar (especialmente nos níveis iniciais e, paradoxalmente, nos mais avançados) e praticá-la é um ótimo exercício (tanto para o nosso português quanto para o nosso inglês!)

Minha dica é: selecione um texto cujo original esteja em inglês e cuja tradução para o português esteja disponível. Por exemplo, esse texto sobre o “fenômeno mundial” Susan Boyle.

Aqui está o texto original.

Aqui está a tradução.

Leia somente o original e tente traduzir pelo menos alguns trechos (ou quem sabe o texto completo!). Depois compare sua tradução com a “oficial” que esteja disponível. Quais escolhas (traduzir = escolher) foram semelhantes ao tradutor? Quais foram as diferenças? Você prefere a sua versão ou a dele(a)? Você notou algum “erro” de tradução/interpretação? Quais termos são novos para você (na língua materna e no segundo idioma)?

Tenho certeza que tanto o seu inglês quanto o seu português serão beneficiados com esse tipo de atividade!

See ya…

Comments

  1. elzimaria says:

    adorei pois percebi o quanto é maravilhoso a descobrir novas palavras e o legal que é uma tradução do inglês atualizado pois o antigo tem palavras que não encontro no dicionario , naõ falo inglês tenho noções mais amo a lingua e obrigado pela a grande ajuda que vocês estão me dando

  2. Marta Oliveira says:

    My English is basic. I understood more or less, traslate is
    always very difficult because we must be creative and to know well the language. There are techinical translation? Dá pra entender o que eu escrevi? Gosto de tentar…pois é errando que se aprende. rsrsrs

  3. Jeronimo Fernandes says:

    I would like to see more articles so we can develope better the language.

  4. Sonia Rumiko says:

    Hi. Adorei a dica de tradução. Gostaria de receber artigos de tradução com frequencia.

    thanks!!!

  5. aline says:

    Nossaa…estou adorando essas dicas …estão me ajudando muito a ter mais fluência….
    Muito obrigada…

  6. e muito bom as dicas de inglês, eu e meu irmâo adoramosss….

Speak Your Mind

*

Facebook
Inglesonline on Facebook
Twitter Tweets by @inglesonline
iTunes
RSS

Receba as dicas do Inglês Online em seu email…

…e ganhe o PDF 24 Dicas e Atividades do Inglês Online!